Prazo para Bolsonaro explicar indulto, pedido das Forças Armadas ao TSE e mais de 26 de abril

Ministra do STF Rosa Weber deu dez dias para o presidente explicar o perdão ao deputado Daniel Silveira; depois desse período, AGU e PGR deverão se manifestar

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro 25/11/2021REUTERS/Ueslei Marcelino

Léo Lopesda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O prazo de dez dias dado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber ao presidente Jair Bolsonaro para que explique o perdão dado ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), e o pedido das Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que sejam “adotadas medidas” para validar e contar votos nas eleições deste ano, estão entre os destaques desta terça-feira (26).

Rosa Weber dá dez dias para Bolsonaro explicar perdão a Daniel Silveira

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber deu dez dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar o indulto ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Rosa é a relatora de ações que questionam no STF a legalidade da graça concedida pelo presidente ao parlamentar.

Depois desse período, ela abriu prazo para a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestarem em cinco dias.

Forças Armadas pedem ao TSE “adoção de medidas” para contagem de todos os votos

As Forças Armadas pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que sejam “adotadas medidas” para validar e contar votos nas eleições deste ano, caso o sistema eletrônico falhe.

A informação consta no “Plano de Ação para a Ampliação da Transparência do Processo Eleitoral”, documento com 81 páginas do Comitê de Transparência Eleitoral, colegiado composto por representantes, dentre outros, da Polícia Federal, OAB, academia e Forças Armadas com o objetivo de aperfeiçoar o sistema eleitoral.

Rio de Janeiro e São Paulo conhecerão as campeãs do Carnaval nesta terça-feira

O Rio de Janeiro e São Paulo saberão, nesta terça-feira (26), o nome das escolas de samba campeãs de 2022. A apuração das duas cidades está marcada para as 16h.

As seis primeiras classificadas do Carnaval carioca retornarão à Marquês de Sapucaí no sábado (30), no desfile das campeãs. Já as cinco primeiros colocadas no Carnaval de São Paulo voltarão ao sambódromo do Anhembi para desfilar na sexta-feira (29).

Ministro russo Sergei Lavrov diz que risco de guerra nuclear é real e sério

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, insistiu que seu país está se esforçando para reduzir o risco de uma guerra nuclear, mas disse que é um perigo real e sério. “É real e não pode ser subestimado”, disse Lavrov em entrevista transmitida pela televisão russa ontem.

Lavrov também sugeriu que os medos atuais podem ser atribuídos ao Ocidente e sua recusa em confiar na Rússia.

Arma de Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, dispara acidentalmente em aeroporto de Brasília

Uma arma de fogo do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disparou, acidentalmente, no Aeroporto de Brasília. Logo após o episódio, Ribeiro foi levado à Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal para prestar esclarecimentos.

No depoimento ao qual a CNN teve acesso, o ex-ministro da Educação disse que o disparo acidental aconteceu no momento em que em foi separar a arma do carregador, dentro de sua pasta de documentos. Ribeiro afirmou ter “medo de expor sua arma de fogo publicamente no balcão” da companhia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 

Mais Recentes da CNN