Prefeitos pedem que governo federal arque com gratuidade de idosos nos ônibus

Municípios argumentam que a medida, caso aprovada, evitaria aumento das tarifas

FNP reivindica que governo federal custeie gratuidade de idosos em transporte municipal
FNP reivindica que governo federal custeie gratuidade de idosos em transporte municipal Rovena Rosa/Agência Brasil

Giulia AlecrimRenata Souzada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) pediu que o governo federal arque com a gratuidade dos idosos no transporte público municipal e evite o aumento das tarifas.

Prefeitos de diversas cidades brasileiras se reuniram com a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), Flavia Arruda, no gabinete do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para formalizar a reivindicação.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), afirmou que “está previsto um aumento de tarifa que irá impactar muito na população brasileira, que já não suporta mais nenhum aumento, além de impactar na inflação”.

A ministra Flavia Arruda afirmou que tratará sobre o assunto com o Ministério da Economia na segunda-feira (31). Segundo ela, a “próxima reunião já será para definir a forma de tramitação”.

Os prefeitos defendem que a verba para custear a gratuidade das passagens ajudará a impedir o reajuste das tarifas. A estimativa é que este custeio chegue a R$ 5 bilhões ao ano.

Mais Recentes da CNN