São Paulo amanhece com chuva forte após chegada de frente fria

Temperaturas foram amenizadas, mas temporais ganham força na capital paulista; previsão é de que cenário se repita no final de semana

Léo Lopesda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

A cidade de São Paulo amanheceu, nesta sexta-feira (28), com fortes chuvas, que chegaram a deixar toda a capital em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

O CGE encerrou o estado de atenção às 07h20 após o enfraquecimento das chuvas. “No decorrer do dia o tempo segue instável, com precipitações que podem voltar a ganhar força, principalmente no período da tarde”, alertou o CGE em nota.

Os bairros da Zona Norte e da Zona Oeste foram os primeiros a serem atingidos pelos temporais, que, além da forte intensidade, aconteceram com risco de rajadas de vento e granizo.

O tempo instável de São Paulo chegou acompanhado de temperaturas mais baixas por conta do avanço de uma frente fria.

O CGE aponta que, por conta das chuvas e da grande cobertura de nuvens, os termômetros não devem ultrapassar 25ºC nesta sexta.

“São esperados elevados volumes de precipitação, que devem provocar impacto significativo na formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e possíveis deslizamentos de terra em áreas de risco”, afirmou o CGE.

A previsão é de que o cenário se repita ao longo do final de semana em São Paulo, com tempo fechado, chuva volumosa e temperaturas amenas.

Chegada de frente fria

De acordo com previsões da Climatempo, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se organizar sobre o Brasil.

A queda das temperaturas rompe o bloqueio atmosférico causado por uma forte massa de ar quente que se instalou sobre o centro da América do Sul desde meados de janeiro. O calor deve diminuir gradativamente nos próximos dias.

Foi essa massa de ar quente que impulsionou a onda de calor vista nos estados do Sul brasileiro. Nesta quarta (26), pela primeira vez em duas semanas, o Rio Grande do Sul não registrou temperaturas iguais ou superiores a 40ºC.

Nesta sexta-feira (28), a Climatempo alerta que há condições para chuva em quase todas as áreas do país, principalmente durante a tarde e a noite.

Há risco de chuva forte em 17 capitais. São elas Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Palmas, Porto Velho, Belém, Macapá, Fortaleza, Teresina e São Luís.

Vinícius Tadeu, da CNN, contribuiu para esta reportagem

 

 

Mais Recentes da CNN