Queda na vacinação de doenças erradicadas e mais da tarde de 27 de setembro

5 Fatos Tarde repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A preocupação das autoridades de saúde com a queda na cobertura vacinal de doenças erradicadas, a diminuição da expectativa de vida por causa da pandemia do novo coronavírus e os mil dias de governo do presidente Jair Bolsonaro estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 27 de setembro de 2021.

Mil dias de governo Bolsonaro

Em meio à pandemia de coronavírus, crise hídrica e energética e lenta recuperação econômica, o governo Bolsonaro completa mil dias hoje. Em comemoração à data, o presidente deve participar de diversas solenidades pelo país, começando pelo lançamento da linha de crédito Caixa Tem. Segundo apuração do analista de política da CNN Caio Junqueira, os eventos estão sendo organizados há três meses com ajuda dos ministros. O presidente testou negativo para a Covid-19 e poderá cumprir a agenda normalmente nesta semana.

Alerta para queda de vacinação

A queda na cobertura vacinal de doenças erradicadas, como sarampo e poliomielite, preocupam especialistas. O esquema vacinal dessas e outras doenças teve uma baixa significativa durante a pandemia e já chegou aos patamares dos anos 1980, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Pandemia reduz expectativa de vida

A pandemia de Covid-19 causou a maior redução da expectativa de vida desde a Segunda Guerra Mundial. A maior queda foi entre os homens norte-americanos. O estudo feito pela Universidade de Oxford mostra que esta redução aconteceu em 27 dos 29 países analisados.

Inadimplência

A inadimplência se manteve estável no Brasil pelo quarto mês seguido. A taxa ficou em 2,3%, segundo o Banco Central (BC). Mas o relatório do BC também mostra que os juros dos empréstimos estão aumentando.

Eleições na Alemanha

O Partido Social-Democrata alemão, de centro-esquerda, venceu as eleições na Alemanha, segundo apontam os resultados preliminares. O resultado oficial para saber quem governará a maior economia europeia deve demorar algumas semanas. Durante esse tempo, o partido iniciará negociações de coalizão para formar o novo governo.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN