Redução da quarentena para Covid, antecipação do abono salarial e mais de 11 de janeiro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A decisão do Ministério da Saúde em reduzir o período de quarentena para pacientes da Covid-19 e a antecipação do pagamento do abono salarial para os cadastrados no PIS/Pasep estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 11 de janeiro de 2022.

Redução do isolamento

O período de isolamento para pacientes de Covid-19 que não apresentem sintomas ou tenham apenas sintomas leves foi reduzido oficialmente ontem (10) pelo Ministério da Saúde, passando de dez para sete dias. O paciente que estiver sem sintomas após cinco dias e testar negativo para o coronavírus também estará autorizado a deixar a quarentena. A decisão, segundo o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, foi tomada com base nas experiências feitas pelos Estados Unidos e Reino Unido.

Soterramento em Brumadinho

Cinco pessoas morreram no começo da noite de segunda-feira após um carro ter sido soterrado em um deslizamento de terra em Brumadinho (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a tragédia foi causada pelas fortes chuvas na região. Este é o terceiro incidente natural grave no estado em menos de uma semana, após o deslizamento da rocha em Capitólio, que matou 10 pessoas, e o transbordamento de uma barragem em Pará de Minas.

Abono salarial

O pagamento do abono salarial para os cadastrados no PIS/Pasep foi antecipado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Com a mudança anunciada pela pasta, os trabalhadores dos setores público e privado poderão sacar o benefício a partir do próximo dia 8 de fevereiro. Ao todo, 23 milhões de brasileiros estão aptos a receber o abono salarial.

Retorno das restrições

Com o avanço dos casos de Covid-19 no Brasil, impulsionado pela variante Ômicron, pelo menos 10 capitais já optaram por retomar restrições e medidas de segurança contra a doença. Entre elas estão a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina, a redução de público em eventos e as barreiras sanitárias.

Morte de Batoré

O corpo do humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, será velado nesta terça-feira em Cabreúva, no interior de São Paulo. Nascido em Serra Talhada (PE), Batoré ganhou notoriedade pela participação em programas humorísticos de TV, como “A Praça É Nossa”. O ator realizava um tratamento contra um câncer e faleceu na tarde de ontem na capital paulista – a causa da morte ainda não foi revelada.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN