Reunião entre Rússia e Ucrânia, discurso do embaixador e mais de 28 de fevereiro

5 Fatos Noite, apresentado por Soraya Lauand, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Isabela Filardida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A reunião entre autoridades ucranianas e russas e o discurso na Assembleia-Geral da ONU do embaixador do Brasil estão entre os destaques da noite desta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022.

Reunião termina sem avanços

A reunião entre autoridades ucranianas e russas para discutir um possível cessar-fogo terminou sem avanços. O encontro ocorreu na fronteira de Belarus, aliado russo. As delegações voltarão para seus respectivos países antes de uma nova tentativa de discussão.

Brasil a favor de sanção contra a Rússia

Em discurso na Assembleia-Geral da ONU, o embaixador do Brasil, Ronaldo Costa Filho, reforçou que o país votou a favor da sanção contra a Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e disse que ainda acredita que as nações podem contribuir para uma negociação diplomática para o conflito.

Shell encerra parceria com Rússia

Em resposta à invasão da Ucrânia, a empresa de combustíveis Shell disse que encerrará parcerias com a estatal russa de energia Gazpron. A empresa também anunciou que irá encerrar o envolvimento no projeto do gasoduto Nord Stream 2.

Airbnb oferece acomodação a refugiados

O Airbnb –  empresa de aluguéis de temporada – vai oferecer acomodação de graça e temporária para até 100 mil refugiados ucranianos. A companhia enviou cartas para líderes da Polônia, Romênia, Alemanha e Hungria oferecendo ajuda para abrigar os ucranianos, que vão em direção a esses países.

Rússia fora da Copa

A Fifa e a Uefa anunciaram a suspensão da Rússia de todas as competições. Com a decisão, a Rússia não tem mais chances de jogar a Copa do Mundo de 2022. A seleção ainda não estava classificada, mas disputava a repescagem das Eliminatórias.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN