Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio divulga calendário oficial com datas dos desfiles do Carnaval de 2022

    Apresentações das 12 escolas de samba do Grupo Especial ocorrerão nos dias 22 e 23 de abril

    Stéfano Sallesda CNN

    no Rio de Janeiro

    O Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (11) as datas do calendário oficial do Carnaval carioca de 2022.

    Por conta do avanço da variante Ômicron, a festa foi adiada de fevereiro para abril, aproveitando o feriado prolongado entre os dias de Tiradentes (21) e São Jorge (23). A informação foi divulgada no Diário Oficial do Município.

    Os desfiles na Marquês de Sapucaí começam no dia 20 de abril (quarta-feira), com as agremiações da Série Ouro, antiga Série A. São 15 agremiações nesta faixa, equivalente à segunda divisão da folia. Fazem parte dela agremiações tradicionais, como Estácio, Império Serrano e União da Ilha.

    Neste grupo, a ordem é: [quarta, 20] Em Cima da Hora, Cubango (Niterói), Unidos da Ponte (São João de Meriti), Porto da Pedra (São Gonçalo), União da Ilha, Unidos de Bangu e Acadêmicos do Sossego; [quinta, 21]: Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Vigário Geral, Império da Tijuca e Império Serrano.

    As apresentações do Grupo Especial, o mais esperado, ocorrem nos dias 22 e 23 de abril.

    A ordem é [sexta-feira, 22]: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro. São Clemente, Viradouro e Beija-Flor (Nilópolis); [sábado, 23]: Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.

    Na quinta-feira, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Perlingeiro anunciou a realização de um evento pré-carnaval nos dias 26 e 27 de fevereiro, para cerca de cinco mil pessoas por noite, na Cidade do Samba.

    O local abriga os barracões das agremiações do Grupo Especial, na Gamboa, Região Central.

    Sapucaí, RJ
    Carnaval do Rio de Janeiro / Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

    O evento, batizado como “Rio Carnaval 2022 – Abertura Oficial”, contará com apresentações das 12 escolas do grupo e será realizado no dia em que, originalmente, estava prevista a realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí.

    “Nada mais é do que um pequeno desfile. As escolas vão começar no palco, se apresentando, depois vão descer, vai ter um carro de som, vão desfilar pela avenida e vão parar na frente de seus barracões. Farão uma apresentação para cerca de quatro a cinco mil pessoas por noite”, explica Perlingeiro.

    Os ensaios técnicos das agremiações estão previstos para ocorrer em março, no sambódromo.