Rio registra média de 30 multas diárias por infrações ligadas a Covid-19

Ao todo, foram aplicadas 7.416 multas em 2021. Dessas, 89% foram por falta do uso da máscara

Pessoas aproveitam praia no Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19
Pessoas aproveitam praia no Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19 Foto: Ricardo Moraes - 21.jun.2020/Reuters

Mylena Guedesda CNN*

no Rio

Ouvir notícia

Desde o início deste ano, foram aplicadas 7.416 multas por infrações sanitárias na cidade do Rio, de acordo com balanço feito pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O número equiavale a uma média de 30 penalidades por dia relacionadas à violação das normas de enfrentamento à Covid-19.

Desse total, 89% das multas foram ocasionadas pela falta do uso de máscara. A utilização do item é obrigatória em todo o município desde abril do ano passado. Também foram registradas mais 300 punições por aglomeração em estabelecimentos ou vias públicas, incluindo filas.

Na noite dessa sexta-feira (3), agentes da Prefeitura do Rio flagraram uma aglomeração com mais de 400 pessoas em dois estabelecimentos no bairro de Vista Alegre, na Zona Norte da capital. Os responsáveis foram multados em R$ 562,42 cada um.

O desrespeito às medidas sanitárias, como distanciamento social, ocorre no momento em que a cidade tem 90% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 da rede SUS.

O Rio também segue como epicentro da variante Delta no país. Na capital, 96% das amostras sequenciadas pelo Programa de Vigilância Genômica eram da cepa originária da Índia.

*Sob supervisão de Isabelle Resende

Mais Recentes da CNN