Rodízio em São Paulo muda a partir desta segunda (10); confira novo horário

Prefeitura manteve restrição no período noturno para diminuir a circulação nessa faixa horária, mas passou o início da fiscalização para 21h

Renata Okumura, do Estadão Conteúdo

Ouvir notícia

A partir desta segunda-feira (10) entrará em vigor na capital paulista o novo horário do rodízio de veículos.

Segundo a prefeitura de São Paulo, em razão da alteração do período de vigência do toque de restrição estadual, a restrição de veículos de passeio passará a vigorar de segunda a sexta-feira, das 21h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa, inclusive nos feriados.

A medida, adotada desde o dia 22 de março, tem o objetivo de diminuir a circulação no horário noturno, acompanhando a restrição decretada pelo estado.

O governo de João Doria (PSDB)  anunciou, na tarde de sexta-feira (7), a prorrogação da “fase de transição” do Plano SP, entre as fases vermelha e a laranja, até o próximo dia 23, para conter a disseminação do novo coronavírus.

Em 28 de abril, este faseamento que entrou em vigor dez dias antes já havia sido prorrogado até este domingo (9). De acordo com as novas regras, o horário de funcionamento dos estabelecimentos foi ampliado das 20h para até as 21h e a capacidade de lotação dos espaços também aumentou para 30%. As medidas começaram a valer a partir de sábado (8).

Fila de carros é vista na Avenida Rebouças, na zona oeste da capital paulista
Fila de carros é vista na Avenida Rebouças, na zona oeste da capital paulista, reflexo da movimentação de carros que seguem para a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos contra a Covid-19, (Coronavírus) no posto drive-thru do Estádio do Pacaembu
Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Veja como fica o rodízio municipal para veículos de passeio:

Final de placa / dia da semana e horário

  • 1 e 2 – das 21h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 21h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 21h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 21h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 21h de sexta-feira às 5h de sábado

Caminhões e demais restrições

Para os caminhões continuam valendo as regras do rodízio municipal tradicional, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

Ficam mantidos também o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Ainda segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, com multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 (quatro) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mais Recentes da CNN