Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RS: Donos de barcos estão liberados para atuar em operações de resgate como voluntários

    Resolução do Gabinete de Crise visa ampliar os resgates de pessoas ilhadas

    Letícia Cassianoda CNN*

    Donos de embarcações e motos aquáticas estão autorizados a auxiliar nas ações de resgate nas enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do estado, não há exigência de habilitação para conduzir esses meios de transporte.

    A resolução veio diretamente do governo estadual, por meio do Gabinete de Crise, e visa ampliar a capacidade de ação das autoridades. A prioridade deve ser ajuda no resgate de vítimas e evacuação de áreas afetadas pela água e com acesso por terra impossibilitado.

    “[Essa estratégia] ajuda a salvar mais vidas e mitigar o impacto da situação de extrema emergência enfrentada por diversos municípios gaúchos”, diz a nota da Defesa Civil.

    Balanço

    O número de mortos vítimas das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 78, segundo boletim da Defesa Civil divulgado na noite deste domingo (5). Outros quatro óbitos estão em investigação para saber se há relação com os eventos meteorológicos.

    Ainda segundo a Defesa Civil, são 105 pessoas desaparecidas em todo o estado. Outras 175 pessoas ficaram feridas por causa das chuvas.

    Os dados ainda apontam 341 municípios afetados, de um total de 497 no estado, o que representa um pouco mais do que 2/3 do total.

    Sobre os desabrigados, o número é de 18.487. Os desalojados somam 115.844. O total de pessoas afetadas é de 844.673.