Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo faz mutirão para renovação da CNH neste sábado (11)

    Motoristas que tiveram o documento vencido entre março e abril de 2020 precisam renová-lo até 30 de dezembro

    Trânsito na Marginal Pinheiros, em São Paulo
    Trânsito na Marginal Pinheiros, em São Paulo ESTADÃO CONTEÚDO

    Tiago Tortellada CNN

    em São Paulo

    Com a retomada do vencimento das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), os documentos expirados entre março e abril de 2020 devem ser renovados até 30 de dezembro deste ano.

    Desde março do ano passado, primeiro período crítico da pandemia de Covid-19, até agora, o vencimento das CNHs tinha sido suspenso.

    Para suprir a demanda, o estado de São Paulo fará mutirões para renovação do documento neste e no próximo sábado, dias 11 e 18 de dezembro.

    Ao todo, 15 mil vagas serão destinadas para a ação, que será feita em todos os postos do Poupatempos. Esse número representa um aumento de 30% na grade de atendimento para este serviço, de acordo com o governo.

    A renovação simplificada da Carteira de Habilitação pode ser feita pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, além das plataformas eletrônicas do Detran SP.

    Assim, o cidadão não precisa comparecer a uma unidade do Poupatempo, bastando seguir o passo a passo do atendimento online e realizar o exame médico em uma clínica indicada. O novo documento será entregue pelos Correios no endereço de cadastro.

    Os motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo será solicitado durante o exame médico. Esse exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anose tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos.

    Também é possível solicitar o rebaixamento de categoria, serviço também feito digitalmente.

    Vencimento e prazo máximo para renovação

    Agendamento

    O serviço presencial de renovação da CNH será oferecido no horário normal de cada unidade Poupatempo, mediante agendamento, que pode ser feito no site do programa (www.poupatempo.sp.gov.br), de forma gratuita.

    De acordo com o governo, a prioridade será atender as pessoas que tem o documento para vencer neste mês e precisam realizar alterações nele, como transferência interestadual, por exemplo.

    Para este primeiro sábado (11), o agendamento foi aberto na última quinta-feira (9). Para o próximo final de semana, o agendamento será liberado na quinta-feira dia 16.

    “Qualquer motorista pode solicitar a renovação da carteira de habilitação pelos canais digitais do Poupatempo. Se o atendimento presencial for necessário, como nos casos de transferência interestadual de endereço, por exemplo, o próprio sistema irá direcioná-lo ao agendamento, para realizar o serviço no posto de sua preferência”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp.

    De acordo com o governo estadual, entre janeiro e novembro deste ano, mais de 4,4 milhões cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, mais de 70%, cerca de 3,2 milhões de solicitações, foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

    Como renovar a CNH

    Para renovar a CNH, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br ou o aplicativo Poupatempo Digital

    Então, clicar em “Serviços”, depois em “CNH” e em “Renovação de CNH”.

    Depois de confirmar ou atualizar os dados, é feito o agendamento do exame médico.

    Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH precisa fazer também uma avaliação psicológica, e será direcionado a um profissional credenciado.

    Se aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

    O cidadão irá receber a CNH física pelos Correios, no endereço cadastrado no sistema.