São Paulo pode ter novo recorde de frio nesta semana, alertam meteorologistas

Nesta terça-feira (16), capital paulista registrou pico de calor para uma tarde de inverno

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo
Frio em São Paulo
Frente fria provoca queda das temperaturas na cidade de São Paulo  • ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

A cidade de São Paulo pode bater um novo recorde nesta semana: o de dia mais frio do ano, conforme informou o Climatempo. A expectativa é de que a capital paulista registre mínimas abaixo de 7ºC devido à uma massa de ar polar que atravessa algumas áreas do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria avança por São Paulo na quinta-feira (18), trazendo chuvas intensas e ventos fortes.

A expectativa é de que o recorde de frio ocorra no sábado (20), de acordo com o Climatempo.

"As temperaturas vão permanecer muito baixas no fim de semana e a sensação será de frio por quase todas as regiões paulistas. No sábado, há chance de um novo recorde de frio do ano na capital paulista", diz nota enviada pelo Climatempo.

O fenômeno ocorre poucos dias após a capital paulista registrar a tarde mais quente deste inverno, na terça-feira (16), com temperatura máxima de 29,5ºC, conforme registro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura recorde foi medida às 16h, no Mirante de Santana, na Zona Norte.

"A cidade de São Paulo vai começar a sexta-feira (19) com 15°C e a temperatura só despenca até chegar aos 9°C à noite. Não haverá elevação de temperatura no decorrer do dia, como normalmente acontece", informou o Climatempo.

Recordes de frio

O dia mais frio deste ano em São Paulo até agora foi registrado em 18 de maio, quando a capital teve mínima de 7ºC e máxima de 12,9ºC, diz o Climatempo.

Já de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a menor temperatura foi registrada em 20 de maio, quando a estação meteorológica da Capela do Socorro, no extremo da Zona Sul, marcou 1,1°C de temperatura mínima absoluta – aquela aferida em apenas um ponto.