Sem chuva há 14 dias, sensação térmica pode chegar a 50 graus no Rio nesta sexta

A previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados ao longo do dia

Mylena Guedes*, da CNN, no Rio de Janeiro
Amanhecer registrado no Morro Pão de Açúcar, na zona sul da cidade do Rio
Amanhecer registrado no Morro Pão de Açúcar, na zona sul da cidade do Rio  • Foto: Carlos Monteiro/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

A cidade do Rio de Janeiro, que já registra o mês de janeiro mais seco dos últimos 24 anos, pode ter sensação térmica de 50 graus nesta sexta-feira (29). A capital do estado fluminense está há 14 dias sem chuva e, segundo o sistema da prefeitura, Alerta Rio, a temperatura máxima deve chegar aos 41 graus. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados.

Até pelo menos a próxima segunda-feira (1º de fevereiro), o tempo segue com temperaturas elevadas e sem chuva no município. Ou seja, os cariocas vão enfrentar, no mínimo, mais três dias bem quentes. O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para onda de calor até este sábado, não apenas para a capital, mas também para a Região Metropolitana e Baixadas Litorâneas. De acordo com o Climatempo, até o dia 6 de fevereiro, a expectativa é de pouca ou quase nenhuma chuva.

 

Na quinta (28), o estado do Rio foi o mais quente do país. Das 10 maiores temperaturas no Brasil, oito foram no estado fluminense, segundo o Inmet. Várias regiões alcançaram temperaturas acima dos 38 graus. A maior foi registrada no município de Silva Jardim, com 39,3°C. No início da tarde, a umidade relativa do ar (quantidade de líquido vaporizado na atmosfera) em alguns pontos da capital ficou abaixo dos 30%. Nesta faixa, é recomendado evitar prática de esportes ao ar livre, evitar a exposição ao sol e beber bastante líquido.

 

Ainda nesta semana outro recorde foi batido. A última quarta-feira (27) registrou 40,2 °C segundo o Alerta Rio, temperatura mais alta do ano. Antes, a maior temperatura de 2020 tinha sido de 37,3°C no dia 18 de janeiro. Com esse calorão, cariocas e turistas estão enchendo as praias da cidade, mesmo em dias de semana. A maioria deles não utiliza máscara de proteção na faixa de areia e nem mesmo na orla, onde muitos praticam exercício físico.

*Sob supervisão de Isabelle Resende