STF suspende Ramagem na PF, COVID-19 no Brasil e mais da tarde de 29 de abril

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal (PF), a defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) feita por deputados bolsonaristas e as últimas informações sobre a COVID-19 no Brasil estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 29 de abril de 2020.

Suspensão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu suspender a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da PF. Moraes é o relator de ação protocolada pelo PDT, que questionou a nomeação feita pelo presidente, depois de uma série de acusações de Sergio Moro que Bolsonaro tentata interferir  políticamente na PF. A posse estava prevista para a tarde de hoje.

Defesa

Após a repercussão da fala de jair Bolsonaro sobre o número de mortes no país pela COVID-19, deputados bolsonaristas saíram em defesa do presidente nesta na quarta, na porta do Palácio do Alvorada

Ministro investigado

Celso de Mello, do STF, autorizou abertura de inquérito para investigar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo crime de racismo. No começo do mês de abril, Weintraub fez uma publicação na internet em que insinua que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise provocada pelo novo coronavírus.

COVID-19

O pesquisador Marcelo Gomes, da fundação Oswaldo Cruz, afirmou à CNN que dados indicam que o Brasil tem dez vezes mais casos do que o número registrado oficialmente. 

Exoneração

No momento em que o país ultrapassa a marca de 5 mil mortos pelo novo coronavírus e está no topo do ranking de mortos pela COVID-19 no mundo, o ministro da Saúde, Nelson Teich, exonerou um dos mais antigos servidores da pasta, o médico João Gabbardo dos Reis. Ele era secretário-executivo da gestão de Luiz Henrique Mandetta. Para o lugar de Gabbardo, foi nomeado o general Eduardo Pazzuello, nome escolhido pela área militar.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN