Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do Rio, voltará para prisão

Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) o acusa de envolvimento com organização criminosa

Thomaz Coelho, da CNN*, em São Paulo
Compartilhar matéria

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou, nesta terça-feira (8), que o ex-secretário da Polícia Civil estadual Allan Turnowski deve voltar para a prisão.

No dia 17 de junho, ele ganhou liberdade por decisão do desembargador Marcius da Costa Ferreira. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) o acusa de envolvimento com organização criminosa.

Allan Turnowski foi preso no dia 7 de maio, após se entregar voluntariamente à Corregedoria da Polícia Civil na noite anterior. Ele deu entrada no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio.

A prisão preventiva foi restabelecida pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1º de maio, revertendo a liminar anteriormente concedida pelo ministro Kassio Nunes Marques.

A maioria do colegiado — formada pelos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes e André Mendonça — votou pela volta da prisão, enquanto os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli foram vencidos.

Réu por organização criminosa, Turnowski é acusado de envolvimento com o jogo do bicho e já havia sido preso anteriormente no curso do processo, mas permaneceu pouco tempo detido.

Em nota à época, a defesa afirmou que ele estava em liberdade há mais de três anos, cumprindo integralmente medidas alternativas e que já havia protocolado recursos em diversas instâncias contra a nova prisão.

A CNN entrou em contato com a defesa do acusado e aguarda retorno.