Entenda o que é o "muro do Bope", estratégia usada pela polícia contra o CV

Analista Leandro Stoliar explicou, no Live CNN, que o plano das forças de segurança envolveu cercar as comunidades e direcionar os criminosos para uma área de mata, onde equipes do Bope aguardavam pelos suspeitos 

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A megaoperação contra o CV (Comando Vermelho) nos complexos da Penha e do Alemão, na zona Norte do Rio de Janeiro, utilizou a estratégia denominada "muro do Bope" para encurralar criminosos em uma área de mata. A ação resultou em 121 mortes e levanta questionamentos sobre os procedimentos adotados. A informação é de Leandro Stoliar no Live CNN. 

O plano consistiu em empurrar os criminosos para a Serra da Misericórdia, uma região de mata fechada que conecta os dois complexos. No local, equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) formaram uma barreira, surpreendendo os suspeitos que tentavam utilizar o trajeto como rota de fuga.

Área estratégica e rotas de fuga

"A Serra da Misericórdia é tradicionalmente utilizada como rota de fuga pelos criminosos, que construíram estradas vicinais e estruturas para facilitar a movimentação entre as comunidades", explicou Stoliar. Inclusive, a região conta om uma piscina natural, formada após a perfuração de uma pedreira, utilizada pelos criminosos como área de lazer.

Vídeos registraram o momento em que suspeitos subiram por estruturas de concreto na área da serra, utilizando vestimentas similares aos uniformes policiais, incluindo roupas pretas e camufladas. No entanto, quando os corpos foram encontrados posteriormente, muitos estavam apenas com roupas íntimas ou bermudas, fato que será investigado.

Questionamentos sobre a operação

"A operação gerou uma série de questionamentos, incluindo possíveis alterações na cena do crime e o funcionamento das câmeras corporais dos policiais", ressaltou Stoliar. A área de mata fechada representou um desafio adicional para as forças policiais, pois a visibilidade é extremamente limitada durante confrontos, sendo possível apenas identificar os disparos por meio dos clarões das armas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.