RJ: Incêndio em Velódromo do Parque Olímpico está controlado, diz tenente

Fogo atingiu a cobertura do local na madrugada desta quarta-feira. Museu foi preservado e não houve vítimas, segundo tenente do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Um incêndio atingiu a cobertura do Velódromo do Parque Olímpico na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (8). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 4h20 e, felizmente, não houve vítimas.

O tenente do Corpo de Bombeiros informou que o incêndio está controlado, mas ainda não entrou na fase de rescaldo. "A corporação está aqui há quase 4 horas. Quando chegamos, grande parte da lona já estava em combustão", explicou.

Para combater as chamas, foram mobilizados cerca de 60 bombeiros, 23 viaturas e aproximadamente 10 quartéis. Os profissionais trabalharam em duas frentes: uma pelo lado externo, utilizando viaturas aéreas, plataformas e escadas mecânicas para atingir a cobertura, e outra pelo interior do edifício, com o objetivo de preservar o museu localizado no segundo pavimento.

Material da cobertura dificultou o combate às chamas

De acordo com o tenente, a lona que cobre o Velódromo é muito espessa e queima tanto por fora quanto por dentro. "Esse material sintético tem um poder de inflamabilidade e persistência. Ele queima de forma lenta, mas é insistente", detalhou o bombeiro.

O material derretido caía em brasas incandescentes, ameaçando atingir os objetos do museu. "Essa lona vai se despedaçando, e vai caindo em chama viva em cima dos objetos do museu. O trabalho do Corpo de Bombeiros foi justamente preservar esses itens", explicou o tenente.

Apesar das dificuldades, a operação conseguiu preservar a estrutura do museu. "O museu está muito preservado, conseguimos, felizmente, com o trabalho de muitos bombeiros com muita água, preservar toda essa estrutura", afirmou.

O Velódromo do Parque Olímpico é um local que abriga diversas atividades esportivas, com 33 modalidades diferentes e mais de 5 mil alunos. No momento em que o incêndio começou, o local estava vazio, o que evitou feridos. Atualmente, o espaço estava sediando uma competição internacional de esgrima.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.