"A Mulher da Casa Abandonada": o caso que inspirou série que estreia hoje

Podcast viralizou em 2022 ao expor uma história de Margarida e seu ex-marido, Renê Bonetti, acusados manter uma empregada ilegalmente nos EUA em situações análogas à escravidão

Felipe Souza, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

O lançamento da série documental "A Mulher da Casa Abandonada" pelo Prime Video, nesta sexta-feira (15), reacende os detalhes sobre o caso de Margarida Bonetti, acusada de manter uma trabalhadora doméstica em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos.

A produção é inspirada no podcast de sucesso do jornalista Chico Felitti, trará depoimentos inéditos da vítima, Hilda Rosa dos Santos, de 85 anos.

O caso chocou o país após a popularização do podcast em 2022 ao expor uma história de abuso cometido por Margarida e seu ex-marido, Renê Bonetti, acusados de agredir e manter Hilda, por cerca de 20 anos, ilegalmente no país americano em situações análogas à escravidão.

Renê Bonetti foi julgado e cumpriu pena nos Estados Unidos, após renunciar à cidadania brasileira. Hoje, ele trabalha como diretor em uma empresa norte-americana.

Já Margarida retornou ao Brasil antes do julgamento e não renunciou à sua cidadania, sendo permitida de permanecer no país, que não extradita seus cidadãos, em função da legislação vigente. O crime prescreveria em 12 anos na legislação brasileira, mas teve sua punibilidade extinta 22 anos após a investigação inicial.

Mesmo com a prescrição do crime, o caso teve um impacto significativo nos EUA, resultando na criação de uma lei que protege vítimas de trabalho forçado.

Hilda Rosa dos Santos ainda mora nos Estados Unidos, sustentada por uma indenização recebida de Renê.

"Casa Abandonada" em Higienópolis: o que se sabe sobre caso

Mansão no Higienópolis

Uma casa abandonada em Higienópolis é onde a história de Margarida Bonetti se desenrola. A propriedade em ruínas em um bairro nobre de São Paulo se tornou um símbolo do caso e foi alvo de uma multa da prefeitura por falta de limpeza.

A Polícia Civil de São Paulo chegou a abrir um inquérito para investigar se Margarida estaria em situação de abandono pela família, mas concluiu preliminarmente que ela é assistida e não apresenta grandes sinais de demência.

No imóvel, o Instituto Luisa Mell resgatou dois cães em situação de maus-tratos, podendo responsabilizar criminalmente a idosa. Também há a possibilidade de ser acusada pela exposição ao perigo, devido ao acúmulo de lixo no quintal, que gerou a incidência de ratos.

O podcast de sucesso de Chico Felitti "A Mulher da Casa Abandonada" teve um grande impacto, resultando, após sua popularização, em um aumento de 67% nas denúncias de suspeitas de trabalho doméstico análogo à escravidão ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

A série documental do Prime Video, dirigida por Katia Lund, Livia Gama e Yasmin Thayná, promete aprofundar a história com novos detalhes e depoimentos. O criador do podcast, Chico Felitti, atua como consultor criativo e produtor executivo.