Prefeitura de SP integra 5,3 mil câmeras ao Smart Sampa em parceria privada

Integração tem como objetivo ampliar a agilidade e a eficiência das operações

Fernanda Palhares e Giovanna Machado, da CNN*, em São Paulo
Prefeitura de São Paulo amplia Smart Sampa com empresa privada  • Divulgação/Gabriel
Compartilhar matéria

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a empresa de tecnologia de segurança Gabriel, vai integrar 5,3 mil câmeras de monitoramento ao programa Smart Sampa. O sistema utiliza reconhecimento facial e câmeras inteligentes para identificar foragidos da polícia.

Segundo a empresa, a integração tem como objetivo ampliar a agilidade e a eficiência das operações, fortalecendo a capacidade de resposta das autoridades. As câmeras transmitem imagens em tempo real e armazenam histórico de até 14 dias.

Em nota, a prefeitura informou que a meta é atingir 40 mil câmeras até o final de 2025. Atualmente, mais de 32 mil já estão ativas, sendo cerca de 12 mil provenientes da iniciativa privada.

Em declaração exclusiva à CNN, o fundador e diretor executivo da Gabriel, Erick Coser, afirmou que esta é apenas a primeira etapa da parceria com a prefeitura.

“Nenhum governo dispõe de número suficiente de funcionários para monitorar a enorme quantidade de câmeras instaladas. Mais do que entregar imagens brutas, nosso objetivo é fornecer inteligência a partir de dados estruturados. Seremos a primeira empresa a integrar, diretamente ao Smart Sampa, mais de 10 milhões de placas de veículos únicos captadas mensalmente pelas nossas 14 mil câmeras”, destacou.

Ainda segundo ele, a iniciativa vai permitir a emissão de alertas automáticos, possibilitando que os operadores atuem sob demanda, sem precisar buscar manualmente entre milhares de imagens.

*Sob supervisão de AR.