Sobe para 127 o número de municípios afetados pelas chuvas no RS
Quatro mortes foram confirmadas até o momento, e um homem segue desaparecido; Defesa Civil segue monitorando situação no estado
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (16) já afetaram 127 municípios, segundo informou a Defesa Civil do estado, em boletim divulgado no final da tarde deste domingo (22)
Até o momento, quatro óbitos foram confirmados e uma pessoa segue desaparecida. Além disso, outras 5858 pessoas desalojadas e 1071 em abrigos.
Segundo o Governo do Estado, com a diminuição do número de desalojados e desabrigados, a Defesa Civil passará a divulgar apenas um boletim por dia, com informações à população.
Ao todo, 733 pessoas foram resgatadas até o momento, além de 139 animais.
Entre os municípios em situação de emergência, estão:
- Dona Francisca
- Cerro Branco
- Agudo
- Nova Palma
- Cruzeiro do Sul
- Passa Sete
- São Sebastião do Caí
- Cacequi
- Rosário do Sul
- Tupanciretã
- Nova Santa Rita
- São Francisco de Assis
- Liberato Salzano
- Amaral Ferrador
- Toropi
- Montenegro
- Silveira Martins
- São Vicente do Sul
- Júlio de Castilhos
- Paraíso do Sul
- Dilermando de Aguiar
Já a cidade de Jaguari, na região central do estado, segue em situação de calamidade pública.
Situação dos rios
Ainda no boletim, a Defesa Civil atualizou a situação dos rios e lagos do estado (saiba mais abaixo):
Rios retornando à normalidade:
- Taquari (Santa Tereza a Bom Retiro do Sul) – Declínio dos níveis até o retorno para normalidade
- Quaraí – Tendência de declínio
- Dona Francisca – Já declinou até retornar aos níveis normais
Rios em cota de atenção:
- Taquari (Porto Mariante) – Tendência de declínio
- Caí (Nova Palmira e Costa do Rio Cadeia) – Tendência de lento declínio
- Santa Maria (Rosário do Sul e Dom Pedrito) – Tendência de estabilidade
Rios em cota de alerta:
- Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro) – Tendência de lento declínio
- Guaíba – Tendência de estabilidade e de manter os níveis elevados durante os próximos dias
- Gravataí (Gravataí e Alvorada) – Tendência de estabilidade mantendo os níveis elevados
- Taquari (Taquari) – Tendência de lento declínio
- Paranhana (Taquara) – Tendência de lento declínio
Rios em cota de inundação:
- Uruguai (São Borja a Uruguaiana) – Tendência de lenta elevação
- Ibirapuitã (Alegrete) – Tendência de lento declínio, com níveis ainda em inundação nos próximos dias
- Ibicuí (Manoel Viana) – Tendência de estabilidade, com níveis ainda em inundação nos próximos dias
- Jacuí (Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí) – Constante declínio em Cachoeira do Sul, e estabilidade em São Jerônimo, assim como estabilidade na região das Ilhas
- Ilhas da Região Metropolitana de Porto Alegre – Tendência de estabilidade e de manter os níveis elevados nos próximos dias
- Sinos (Campo Bom e São Leopoldo) – Tendência de lento declínio em Campo Bom e estabilidade em São Leopoldo