SC: grupo desviava dinheiro de doações destinadas a hospitais beneficentes

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três de prisão, além de onze medidas de bloqueio de imóveis, veículos e contas bancárias

Ana Julia Bertolaccini, da CNN*, Gabriela Milanezi, da Agência Fapesp, São Paulo
Uma lancha e quatro automóveis de luxo foram apreendidos durante a operação  • Policia Civil de Santa Catarina
Compartilhar matéria

A Policia Civil de Santa Catarina deflagrou uma operação contra pessoas físicas e jurídicas que desviavam dinheiro de doações destinadas a hospitais beneficentes em Santa Catarina. A ação ocorreu nesta sexta-feira (5).

A operação ocorreu nas cidades de Joinville, Blumenau, Brusque e Florianópolis. Foram cumpridos dezesseis mandados de busca e apreensão e três de prisão, além de onze medidas de bloqueio de imóveis, veículos e contas bancárias. Uma lancha e quatro automóveis de luxo também foram apreendidos.

Sete mil consumidores tiveram descontos irregulares na fatura de energia elétrica por anos, causados por um grupo empresarial e seus representantes. O sistema informatizado de proteção e desconto das doações foi burlado com o objetivo de obter vantagem ilícita.

Em três das instituições filantrópicas verificadas - sediadas em Joinville, Brusque e Blumenau - o prejuízo foi de aproximadamente quatro milhões de reais.

Os suspeitos serão investigados por Fraude Eletrônica e Estelionato Majorado contra entidade de beneficência, Falsidade Ideológica, Associação Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

O prejuízo total de organizações lesadas pela fraude serão apurados ao longo do Inquérito Policial.

 

*Sob supervisão