Temperatura em SP chega a 37,8ºC e capital bate recorde histórico, diz CGE
Medida é a mais alta na capital desde 2004, início dos registros do órgão; onda de calor deve seguir até o FIM da semana
A cidade de São Paulo registrou sua maior temperatura em 2023 na tarde desta segunda-feira (13), com 37,8º C. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da prefeitura da capital.
Além da máxima no ano, essa também é a medida mais alta dos termômetros da capital desde 2004, quando o CGE começou a fazer o registro.
Apesar de a média ter sido de 37,8º C na cidade, em algumas regiões o calor superou esta marca. Na Vila Mariana, bairro da Zona Sul, a temperatura chegou a 39,5º C.
Cidade em alerta
São Paulo é um dos 2.707 municípios brasileiros sob alerta de grande perigo para uma forte onda de calor até sexta-feira (17), com estimativa de aumento de 5º C em relação à temperatura média no período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até esta segunda, a média da máxima na cidade era de 28,7º C neste mês.
O meteorologista Michael Pantera, do CGE, relaciona o calor na cidade mais populosa do país ao El Niño, fenômeno que “esquenta as águas do Pacífico Equatorial deixando as médias de temperaturas previstas, acima do normal, assim como o volume de chuva”.
A previsão de temperatura para a noite desta segunda na capital é de 38º C, aponta o Inmet. Para o CGE, a semana deverá seguir com sol, calor e altas temperaturas em São Paulo.