Veja a previsão do tempo para o fim de semana pelo país

Meteorologista do Climatempo explica que sudeste tem manhã de muita calor e chuva durante o dia

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

2020 empatou com 2016 como sendo o ano mais quente da história. E, segundo o meteorologista do Climatempo, João Basso, os principais centros meteorologistas do mundo já fizeram o alerta de que 2021 também poderá ser um ano muito quente.

Além disso, Basso explica que o ano será marcado pelo tempo severo, que é quando o clima se reveza entre períodos de extremo calor e extremo frio. 

Leia e assista também:

Twitter suspende a conta de Donald Trump permanentemente

Autoridades de saúde defendem vacinação acima da política em campanha da CNN

Voo atrasado ou cancelado e overbooking: conheça os direitos dos passageiros

São Paulo e Belo Horizonte, capitais do sudeste, estão com o tempo ameno, próximo de 23º, na manhã deste sábado (9). A capital mineira poderá chegar aos 30º. Na capital paulista o aumento de nebulosidade vai acontecer de maneira rápida e chegar aos 27º. Nas duas outras capitais da região, Rio de Janeiro e Vitória, as temperaturas estão mais elevadas. A capital fluminense poderá chegar aos 31º e a capixaba, aos 32º. 

“A previsão é de tempo instável na maior parte da região sudeste.Teremos pancadas de chuva já no período da manhã, em Belo Horizonte e na porção centro-norte do estado de Minas Gerais. E, também, hoje, tem chuva prevista para o período da manhã nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O sol deve predominar em Vitória e no Espírito Santo de uma forma geral. Com pancadas de chuva apenas entre a tarde e a noite”, afirma João Basso.

No nordeste, as condições climáticas do final de semana será de sol na porção litorânea, com chuva isolada. No interior, terão pancadas de chuva na Bahia, Piauí, Maranhão e parte do Pernambuco. “Nestas áreas, as instabilidades vão aumentar entre o sábado e o domingo”, diz o metereologista. 

No norte, o tempo estará quente, abafado e com pancadas de chuva, com risco de temporais entre Manaus e Roraima. 

As temperaturas devem disparar no centro-oeste e Cuiabá poderá alcançar 35º. Goiânia e Campo Grande chegarão aos 32º.

No sul, em Paraná o tempo permanece fechado e Curitiba tem máxima de 25º. Porém, no interior do estado, o calor vai se espalhar e os termómetros vão marcar entre 33 e 34º. Em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, a temperatura vai marcar 32º no fim de semana e no Rio Grande do Sul, Porto Alegre registra um tempo bastante quente, podendo marcar 36º.

(Publicado por Luiz Raatz)

Mais Recentes da CNN