Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo: Bar Brahma, no centro de São Paulo, é atacado após tentativa de assalto a clientes

    Criminosos depredaram vidros do restaurante e de um carro estacionado na frente do local após comparsa ser detido por populares

    Pedro Osorioda CNN

    O famoso Bar Brahma, localizado há 75 anos na esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, foi alvo de ataques e de vandalismo na tarde deste domingo (3). No vídeo, que viralizou nas redes sociais, é possível ver pelo menos dez homens arremessaram pedras e objetos no estabelecimento, quebrando janelas e derrubando mesas. Um deles arremessa um cone, que fica preso na porta do bar. Um carro estacionado na frente do restaurante também foi atacado e teve seus vidros quebrados.

    Neste outro vídeo é possível ver, do alto, o grupo com pedras na mão, jogando objetos contra o bar.

    Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar foi acionada para o local após uma tentativa de assalto, onde a vítima reagiu e imobilizou o criminoso. Os demais criminosos da quadrilha então começaram o ataque até que o homem detido fosse liberado.

    Até o momento não houve registro de boletim de ocorrência, entretanto, equipes do 3º DP foram até o local nesta segunda-feira, 04, e coletaram imagens das câmeras de segurança.

    Em nota, o Bar Brahma lamentou o ocorrido e reforça que a “ocupação segura do centro é um problema de justiça, de polícia, e de cidadania, na qual precisamos de profissionais que atuem na segurança da cidade, para seus moradores e frequentadores, 24 horas, para que não se repitam cenas como essa, claramente articuladas e “organizadas” para a criação do caos e violência.” Leia a nota na íntegra:

    Nota — Bar Brahma

    Acreditamos que o centro é o coração da nossa cidade e o Bar Brahma é um espaço de resistência com 75 anos de tradição na esquina mais famosa de São Paulo, a Avenida Ipiranga com a Avenida São João. Dessa forma, gostaríamos de evidenciar que a responsabilidade para a ocupação segura do centro é um problema de justiça, de polícia, e de cidadania, na qual precisamos de profissionais que atuem na segurança da cidade, para seus moradores e frequentadores, 24 horas, para que não se repitam cenas como essa, claramente articuladas e “organizadas” para a criação do caos e violência. O centro é de todos e entendemos que o papel da sociedade é de cuidar do que é nosso, prestigiando os espaços culturais e estabelecimentos comerciais. O Bar Brahma se mantém mais vivo do que nunca, combatendo desilusões com esperança e cultura. Resistência também depende de as pessoas ocuparem os espaços da cidade.

    Indicadores e policiamento na região

    De abril a outubro houve queda de 6,1% nos furtos e de 15,2% nos roubos em comparação ao mesmo período do ano anterior. O contingente policial na região foi reforçado pela Operação Impacto-Centro, com 120 policiais a mais diariamente, além de mais de 1,5 mil vagas pela Atividade Delegada. Além do apoio de operações constantes da Polícia Civil para identificar e prender criminosos e desmantelar quadrilhas. Na área da 1ª Delegacia Seccional (Centro), de janeiro até outubro deste ano, 5455 infratores foram presos ou apreendidos, número 28,3% maior do que no ano passado, e 114 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas.

    Tópicos

    Tópicos