Violência do descaso se reflete em vítimas negras de homicídio, diz jornalista

Atlas da Violência mostrou que 77% das vítimas de homicídio no Brasil são negras

Produzido por Elis Francoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o jornalista e CEO da Revista Raça, Maurício Pestana, afirmou que há a violência do “descaso” no Brasil. Segundo ele, essa questão se reflete nos dados do Atlas da Violência, que mostra que 77% das vítimas de homicídio no Brasil são negras.

Outra questão influente nesse ponto é a política de desarmamento, que o profissional da comunicação disse que o país nunca teve. “Enquanto não houver uma política clara e objetiva de desarmamento, esses números não diminuem”, explicou.

Ainda de acordo com o Atlas da Violência, a chance de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é 2,6 vezes superior àquela de uma pessoa não negra. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes negros no país em 2019 foi de 29,2, enquanto a da soma dos amarelos, brancos e indígenas foi de 11,2.

Os dados divulgados nesta terça-feira (31) foram elaborados por meio de uma parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério da Economia, e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), ligado ao governo do Espírito Santo.

Publicado por Nathallia Fonseca

Mais Recentes da CNN