Candidatos falam sobre propostas para Porto Alegre nas sabatinas da CNN; assista


Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
17 de outubro de 2020 às 08:00
Dedo de eleitor votando em urna eletrônica

Urna eletrônica brasileira

Foto: Divulgação

CNN sabatinou, nesta semana, quatro candidatos a prefeito de Porto Alegre, que falaram sobre as suas propostas para a capital gaúcha. Todas as entrevistas tiveram duração idêntica, de 15 minutos a partir do início da primeira resposta, e foram conduzidas pela âncora Daniela Lima e exibidas no jornal CNN 360º.

O critério para selecionar os candidatos que seriam entrevistados foi a última pesquisa Ibope divulgada até as 23h59 da sexta-feira que antecedeu as sabatinas. De acordo com o levantamento, que também definiu a ordem dos candidatos, os quatro primeiros colocados hoje são:

Manuela D'Ávila (PCdoB) - 24%
José Fortunati (PTB) - 14%
Sebastião Melo (MDB) - 11%
Nelson Marchezan Júnior (PSDB) - 9%

A pesquisa Ibope foi colhida entre os dias 3 e 5 de outubro, ouvindo 805 pessoas. O questionário foi registrado sob o indicador RS-07152/2020, com nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O contratante da pesquisa é a TV RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul.

Assista abaixo às entrevistas, na ordem em que foram exibidas na TV:

Manuela D'Ávila (PCdoB)

Sabatinada na terça-feira (13), Manuela D'Ávila (PCdoB) afirmou que uma das suas principais propostas para a cidade é o foco em incentivos aos pequenos e médios empreendedores locais.

Manuela D'Ávila já foi vereadora, deputada estadual e federal e candidata a vice-presidente da República em 2018. O candidato a vice-prefeito é Miguel Rosseto (PT).

Leia também:

Manuela diz que Porto Alegre está abandonada e propõe crédito a empreendedores

José Fortunati (PTB)

Sabatinado na quarta-feira (14), José Fortunati (PTB) defendeu a criação de um fundo municipal para custear a compra de vacinas contra a Covid-19, sem que a capital gaúcha dependa do governo federal.

José Fortunati é ex-prefeito de Porto Alegre (2010-2016), tendo sido também vereador, deputado estadual e federal e vice-prefeito. O candidato a vice-prefeito é André Cecchini (Patriota).

Leia também:

Fortunati defende fundo para vacina em Porto Alegre e volta de aulas presenciais

Sebastião Melo (MDB)

Sabatinado na quinta-feira (15), Sebastião Melo (MDB) afirmou que encerrará completamente medidas de quarentena contra a Covid-19, caso vença o pleito deste ano. E defendeu escolas cívico-militares em Porto Alegre.

Sebastião Melo foi vereador, vice-prefeito de Porto Alegre e é deputado estadual. Foi presidente da Câmara Municipal da capital gaúcha. Seu candidato a vice-prefeito é Ricardo Gomes (DEM).

Leia também:

Sebastião Melo quer escolas cívico-militares e fim da quarentena em Porto Alegre

Nelson Marchezan Júnior (PSDB)

Sabatinado na sexta-feira (16), Nelson Marchezan Júnior (PSDB) defendeu a sua gestão, afirmando que ajustou as contas públicas da cidade. Ele defendeu a reabertura das escolas na capital gaúcha.

Nelson Marchezan Júnior foi diretor do banco estatal Banrisul, deputado estadual e federal e é o atual prefeito, desde 2017. Seu candidato a vice-prefeito é Gustavo Jardim (PSL).

Leia também:

Marchezan Jr. defende gestão atual e reabertura das escolas em Porto Alegre