Podemos muda membros da CCJ do Senado antes de sabatina de Kassio Nunes

Líder do partido no Senado, Alvaro Dias (PR), pede para que ele vá para a suplência, liberando sua vaga ao senador Lasier Martins (RS)

Larissa Rodrigues Da CNN, em São Paulo
20 de outubro de 2020 às 19:06
 

A bancada do Podemos no Senado apresentou, na tarde desta terça-feira (20), um ofício à Mesa Diretora da Casa pedindo a troca de parlamentares do partido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As mudanças acontecem um dia antes do colegiado sabatinar o desembargador Kassio Nunes, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

No ofício, ao qual a CNN teve acesso, o líder do partido no Senado, Alvaro Dias (PR), pede para que ele, até então titular da CCJ, vá para a suplência, liberando sua vaga ao senador Lasier Martins (RS). Outra troca é Oriovisto Guimarães (PR) no lugar de Eduardo Girão (CE). O senador Marcos do Val (ES) continuará como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça.

Leia e assista também

Na véspera de sua sabatina, Kassio Nunes visita gabinete de senadores

Internação de relator por Covid-19 muda rito da sabatina de Kássio Nunes na CCJ

Quem é Kassio Nunes Marques, indicado para vaga de Celso de Mello no STF

Cabe aos partidos indicarem seus membros em colegiados do Congresso Nacional. Atualmente, o Podemos tem três senadores titulares na CCJ. Questionado sobre as mundanças na véspera da sabatina de Nunes, Alvaro Dias afirmou que a troca se deu, principalmente, porque ele e senador Oriovisto Guimarães não estarão em Brasília durante a sabatina, marcada para às 8h desta quarta-feira (21).

“Eu particularmente não votarei mais em indicado para os tribunais superiores enquanto não alteramos o modelo de escolha desses membros, substituindo o critério político pelo critério do mérito”, completou Dias. A CNN apurou ainda que Alvaro Dias fez questão de escolher apenas senadores que fossem contrários ao nome de Kassio Nunes como novos membros do Podemos na CCJ do Senado.