Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade para blogueiro bolsonarista

Oswaldo Eustáquio sofreu um acidente em sua cela na Papuda, onde cumpre pena no complexo penitenciário após quebrar a prisão domiciliar

Anna Russi, Larissa Rodrigues e Cecília Gelenske, da CNN, em Brasília
24 de dezembro de 2020 às 11:13 | Atualizado 24 de dezembro de 2020 às 11:18
Blogueiro Oswaldo Eustáquio  (5.jul.2020)
Foto: CNN Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liberdade do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que sofreu um acidente em sua cela na Papuda. A informação foi confirmada por fontes à CNN. Eustáquio cumpre pena no complexo penitenciário após quebrar a prisão domiciliar no em 15 de dezembro determinada pela Justiça. Ele é um dos principais suspeitos no inquérito das fake news no STF. 

Na última quarta-feira (23), foi realizada, na conta oficial do Twitter de Eustáquio, uma publicação a respeito do indeferimento do Habeas Corpus solicitado. "O Ministro Alexandre de Moraes INDEFERIU o pedido de Habeas Corpus de @oswaldojor. O relator afirmou não haver nada novo naquela petição. Os advogados de defesa entrarão com um  novo pedido", diz a postagem.

Leia também:
Criticado por silêncio em prisão de blogueiro, Bolsonaro posta vídeo enigmático
PF cumpre mandados contra homem que ameaçou Alexandre de Moraes pela internet

Oswaldo Eustáquio foi internado na ala de traumatologia na última segunda-feira no Instituto Hospital de Base após sofrer uma queda na em sua cela e bater com a coluna. Na terça-feira (22), a deputada federal Bia Kicis escreveu, em sua conta oficial do Twitter, que Eustáquio fez uma tomografia e estaria com uma lesão na 5ª vértebra, a qual precisa ser investigada por ressonância magnética. A parlamentar ainda criticou o fato de o HBDF não possuir o aparelho necessário para tal exame.

Algumas horas depois, a deputada esclareceu que o secretário de segurança pública do DF, junto ao secretário de saúde do DF, informaram que a ressonância seria feita às 7h daquela manhã, no Hospital da Universidade de Brasília (UNB). No entanto, as 10h da manhã de terça-feira, a parlamentar escreveu novamente sobre o estado de saúde de Eustáquio? "Soube há pouco que ele continua no HDB sem ressonância magnética. O secretário de saúde @OkumotoOsnei não conseguiu que o exame fosse feito? Precisamos de informações e de agilidade", disse.

Na noite da última quinta-feira (23), a mulher de Eustáquio disse, também em sua conta do Twitter, que o marido foi transferido para o Hospital Regional do Paranoá.

A última informação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) é de que o estado de saúde do interno é estável, "sem risco de morte".

A 30 ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) investiga o caso e foi solicitada a realização de perícia no local do acidente. "Além da ocorrência policial, foi aberta uma ocorrência administrativa pela direção do CDP II para apurar todas as circunstâncias do ocorrido".