Escalada de ataques de Bolsonaro alimenta tensão e temor de crise institucional

Daniela Lima
Renata Agostini
09 de julho de 2021 às 15:48

No momento em que a CPI da Pandemia avança sobre a conduta de militares que estiveram no comando do Ministério da Saúde e participaram de episódios suspeitos, comandantes das Forças Armadas dão declarações que soam como ameaças, sob o amparo do presidente Jair Bolsonaro. Diante deste cenário, lideranças políticas de diferentes perfis se movimentam para reagir.

Esse ambiente de tensão e de temor de uma crise institucional na política brasileira foi um dos temas do Horário de Brasília desta sexta-feira (9).

A movimentação dos militares se dá no mesmo momento em que o presidente Jair Bolsonaro renova a escalada de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Justiça Eleitoral.

Bolsonaro chegou a chamar o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de "imbecil" e levantou a tese, sem apresentar qualquer evidência, de que a Justiça Eleitoral colabora com fraudes.

Tudo isso acontece em meio à queda na popularidade do governo, ao avanço de líderes da oposição nas pesquisas eleitorais para 2022, à convocação de novos protestos nas ruas contra o presidente e ao avanço, ainda em patamar acelerado, da Covid-19 no país.

Depois dos últimos desdobramentos, presidentes de partidos e dirigentes de importantes entidades da sociedade civil articulam uma resposta aos militares e ao presidente.

Apresentado por Daniela Lima e Renata Agostini, o Horário de Brasília é transmitido ao vivo e com vídeo no site da CNN Brasil e no canal da emissora no YouTube, às sextas-feiras, a partir de 12h30. Depois, os episódios podem ser acessados on demand nas principais plataformas de podcast: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Podcasts e Deezer.

Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube, e assista abaixo à transmissão do episódio desta sexta-feira (9).

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Horário de Brasília, com Daniela Lima e Renata Agostini, é transmitido ao vivo às sextas, às 12h30
Foto: CNN Brasil