Ajufe: ataques, externo ou interno, não intimidarão o Judiciário

Em nota, a Associação dos Juízes Federais do Brasil manifestou solidariedade aos ministros do STF

Da CNN
Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF)
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF)  • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Nesta quarta-feira (28), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), declarou, em nota enviada à CNN, que "ataques, sejam de origem externa ou interna, não intimidarão o Judiciário nem ameaçarão a ordem constitucional".

Ajufe também manifestou solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e reafirmou "seu apoio à atuação firme e independente da Corte, essencial na defesa da democracia, da Constituição e dos direitos fundamentais".

Para a associação, uma enorme "repulsa" e "preocupação" existe em meio às recentes tentativas de "coagir de forma ilegítima, e muitas vezes criminosa, o STF e o próprio Poder Judiciário".

"São gravíssimos os recentes relatos sobre grupos criminosos que planejam investigar e até assassinar ministros da Suprema Corte, membros do Judiciário e outras autoridades, representando ameaça direta à integridade dessas pessoas e à estabilidade democrática", acrescentou.

Ainda no documento, foi destacado as atitudes do governo dos Estados Unidos em ameaçar sancionar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que traria um dano considerável para a relação entre os dois países.

"Soma-se a isso a pressão ilegítima e inaceitável de autoridades diplomáticas contra o ministro Alexandre de Moraes, configurando um atentado à soberania nacional e à autonomia dos Poderes da República", compartilhou.

Veja na íntegra a nota:

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar profunda preocupação e absoluta repulsa diante das tentativas recentes de coagir de forma ilegítima, e muitas vezes criminosa, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio Poder Judiciário.

São gravíssimos os recentes relatos sobre grupos criminosos que planejam investigar e até assassinar ministros da Suprema Corte, membros do Judiciário e outras autoridades, representando ameaça direta à integridade dessas pessoas e à estabilidade democrática. Soma-se a isso a pressão ilegítima e inaceitável de autoridades diplomáticas contra o ministro Alexandre de Moraes, configurando um atentado à soberania nacional e à autonomia dos Poderes da República.

A Ajufe manifesta total solidariedade aos ministros do STF e reafirma seu apoio à atuação firme e independente da Corte, essencial na defesa da democracia, da Constituição e dos direitos fundamentais. Declara ainda que ataques, sejam de origem externa ou interna, não intimidarão o Judiciário nem ameaçarão a ordem constitucional. A magistratura federal seguirá vigilante na proteção da justiça e da soberania nacional."