Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alexandre de Moraes chega ao Centro Cultural SP para teste de integridade de urnas

    Urnas são escolhidas por entidades fiscalizadoras, com o propósito de comprovar que os votos digitados na urna eletrônica são os mesmos contabilizados na apuração

    Isabelle Salemeda CNN , São Paulo

    Após votar neste domingo (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, chegou pouco após às 9h ao Centro Cultural São Paulo (CCSP), ao lado da estação Vergueiro do metrô, para o teste de integridade das urnas.

    Ao lado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Galizia, Moraes verificou o andamento do processo, que tem como objetivo atestar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica.

    Ao todo, 33 equipamentos foram selecionados para o teste, neste sábado (29), por entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil, além de partidos políticos. Deles, 27 foram trazidos de todas as regiões do estado para o CCSP, para o procedimento tradicional, que acontece desde 2002.

    Outras seis foram escolhidas dentre as 28 seções eleitorais da Unip – Paraíso, onde acontece o projeto-piloto com a utilização da biometria. Nessa verificação, é necessária a participação de eleitores. Após votarem normalmente, os voluntários são convidados a habilitar a urna com a digital.

    “O eleitor é voluntário por quê? Porque sabe da lisura das urnas eletrônicas e quer atestar isso. Quer auxiliar a justiça eleitoral a acabar de uma vez por todas com essas notícias fraudulentas, com essas notícias criminosas de que há fraudes nas urnas eletrônicas”, disse Moraes.

    No primeiro turno, 178 pessoas contribuíram com o procedimento. Na manhã deste domingo, o presidente do TRE-SP comemorou a participação dos eleitores. “Já temos um número excelente. Mais de 50 eleitores já estão participando deste teste”, disse Galizia.

    Ao final da votação, às 17h, os resultados dos votos em papel, que foram colocados em urnas de lona, convencionais, também na véspera da eleição, são cruzados com o das urnas eletrônicas.

    Em entrevista coletiva, o ministro Alexandre de Moraes aproveitou para fazer um apelo aos eleitores.

    “Eu quero aproveitar aqui para pedir para todas as eleitoras, todos os eleitores para comparecerem. Vamos diminuir a abstenção. Vamos mostrar que o brasileiro, que a brasileira querem participar, querem paz no país, querem tranquilidade no país. E vamos terminar o dia de hoje com uma grande vitória: a vitória da democracia, a vitória da Justiça Eleitoral, a vitória do povo brasileiro”, declarou.

     

    Tópicos