Análise: Bolsonaristas reclamam de vazamento seletivo da PF

Parlamentares do PL criticam divulgação de conversas privadas entre pai e filho; análise é de Pedro Venceslau para o CNN Arena

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Parlamentares ligados ao PL manifestaram forte indignação contra a divulgação pela PF (Polícia Federal) de áudios trocados entre Jair Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro. A situação gerou um clima de revolta entre os aliados políticos, que questionam a legitimidade do vazamento. A análise é de Pedro Venceslau para o CNN Arena.

O deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) afirma que as falas foram "pinçadas e tiradas de contexto". O parlamentar argumenta que parte das conversas divulgadas reflete apenas momentos íntimos entre pai e filho, sem relevância para as investigações em curso.

Entre os conteúdos vazados, destacam-se críticas contundentes de Eduardo Bolsonaro ao governador de SP, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Sobre esse aspecto específico, Sávio buscou minimizar o impacto das declarações e defende que foram manifestações emotivas feitas em um contexto familiar e privado.

O episódio remete a situação similar ocorrida anteriormente, quando houve vazamento de conversas entre Dilma Rousseff e Lula, que na época gerou protestos de parlamentares petistas.

A principal queixa dos protestos atuais concentra-se no que classificam como vazamento seletivo, supostamente realizado com objetivo de causar desgaste político. Os parlamentares do PL defendem que conversas íntimas entre pai e filho deveriam permanecer protegidas, mesmo em contexto de investigação.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.