Análise: Hugo Motta vive prova de fogo com oposição

Deputados da oposição ocuparam a cadeira da presidência da Câmara, impedindo Hugo Motta de assumir seu lugar durante sessão que terminou sem votações

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma sessão plenária na Câmara dos Deputados foi marcada por momentos de tensão e confronto na noite de quarta-feira (6), quando parlamentares da oposição ocuparam a Mesa Diretora, impedindo que o presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de assumir seu lugar.

O momento mais crítico ocorreu quando Hugo tentou ocupar sua cadeira na presidência, mas encontrou resistência do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS). Diversos parlamentares tentaram intervir para retirar Van Hattem do local, enquanto o presidente foi impedido de se aproximar da mesa, chegando a se afastar momentaneamente do plenário. Segundo a analista de política da CNN Isabel Mega, Hugo enfrenta uma prova de fogo com a oposição.

Articulação para retomada do controle

Lideranças partidárias, incluindo representantes do PP e MDB, atuaram nos bastidores para criar condições que permitissem o retorno de Hugo à presidência. A situação só foi controlada após a publicação de um ato da Mesa Diretora que previa punições, incluindo possível suspensão de mandatos por até seis meses.

Antes de Van Hattem, outros parlamentares da oposição realizaram um rodízio na cadeira da presidência, incluindo a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), que permaneceu no local, acompanhada de sua filha de quatro meses.

Motivação do protesto

A manifestação da oposição está relacionada ao chamado "pacote da paz", que inclui propostas como o fim do foro privilegiado e uma medida de anistia. Apesar dos protestos, a sessão foi encerrada sem votações, com Hugo conseguindo apenas fazer pronunciamentos sobre a necessidade de evitar que projetos pessoais se sobreponham aos interesses da Casa.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.