Análise: Oposição vê inquérito de Dino a Bolsonaro como retaliação

Pedido de investigação inclui 23 pessoas, entre elas os três filhos de Bolsonaro e outros aliados, baseando-se no relatório da CPI da Covid-19; análise é de Pedro Venceslau no CNN 360°

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou a abertura de um novo inquérito que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus três filhos e mais 20 pessoas ligadas ao seu grupo político. O pedido de investigação tem como base o relatório produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A análise é de Pedro Venceslau no CNN 360°.

A iniciativa surpreendeu por incluir uma extensa lista de investigados, alguns dos quais até então não estavam no radar das investigações do STF. Entre os novos alvos está o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que não havia sido investigado em outros casos, e a deputada Bia Kicis (PL-DF).

Os investigados pela Polícia Federal constituem o que é considerado o núcleo duro do grupo político de Bolsonaro, incluindo pessoas que estiveram na linha de frente durante sua gestão. A amplitude da investigação ganha ainda mais relevância ao abordar o período da pandemia de Covid-19.

Setores da oposição interpretam a medida como uma possível resposta à PEC da Blindagem e ao avanço do projeto de anistia no Congresso Nacional. De acordo com análises políticas, caso o projeto seja aprovado em sua forma atual no Senado, poderia tornar a investigação sem efeito prático, pois seria necessária autorização do Congresso Nacional para prosseguir com as apurações contra parte dos investigados.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.