William Waack

Anistia absoluta certamente não será aprovada no Senado, diz especialista

Cientista política Graziella Testa analisa que aprovação de anistia mais radical na Câmara pode ser estratégia do Centrão, prevendo barreira no Senado

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A possível aprovação de uma anistia absoluta na Câmara dos Deputados enfrenta um cenário de provável rejeição no Senado Federal, segundo Graziella Testa, cientista política e professora da UFPR, durante participação no WW.

O texto em discussão, que teve sua urgência aprovada, reflete um jogo político complexo envolvendo diferentes interesses partidários. A especialista destaca que o apoio do Centrão à proposta pode ser parte de uma estratégia calculada, considerando já a possível não aprovação pelos senadores.

De acordo com Testa, essa movimentação pode ser confortável para os partidos do Centrão, que manteriam tanto o apoio de uma base específica quanto a possibilidade de justificar seu posicionamento favorável, mesmo que a medida não seja aprovada em definitivo.

A cientista política ressalta que o cenário atual é particularmente interessante para o Centrão, que possui diversos potenciais candidatos para cargos majoritários, tanto em nível federal quanto estadual. Esta configuração política influencia diretamente as decisões tomadas no presente momento.

O texto mais radical da anistia, segundo a análise da especialista, tem grandes chances de aprovação na Câmara dos Deputados. No entanto, as perspectivas mudam significativamente quando se considera sua tramitação no Senado Federal, onde encontraria maior resistência.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.