Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Antônio de Rueda é eleito novo presidente do União Brasil em meio a racha no partido

    Eleição aconteceu após um embate pela sucessão com o atual dirigente do União, Luciano Bivar

    Chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero
    Chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero Reprodução/CNN

    Carol Rositoda CNN

    Brasília

    A executiva nacional do União Brasil elegeu, por unanimidade nesta quinta-feira (29), o advogado Antônio de Rueda como novo presidente legenda. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi escolhido vice-presidente da legenda.

    A chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero.

    “É um dia de muita alegria para o partido. Nosso projeto, a partir de agora, está mais fortalecido do que nunca”, afirmou Rueda.

    A eleição aconteceu após um embate pela sucessão com o atual dirigente do União, Luciano Bivar.

    Pela manhã, Bivar tentou cancelar a votação com o argumento de que “a convenção estava coberta de vícios” – o que, segundo ele, poderia gerar risco de judicialização.

    Integrantes do União Brasil, no entanto, conseguiram derrubar a decisão do atual presidente do partido. A votação aconteceu na tarde desta quinta na sede do partido, em Brasília.

    Em nota, o União afirmou que “as eleições para a executiva nacional seguiram rigorosamente as diretrizes do estatuto do partido”.

    Isolado e sem contar com apoio de outros dirigentes, Bivar não participou da convenção nacional que formalizou Rueda na sucessão até 2028.

    A posse do novo presidente está prevista para o início de junho. Bivar prometeu contestar o resultado na justiça.

    Um dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores e atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.