‘Bolsonaro precisa ser colocado nos seus limites’, diz líder da oposição
Deputado federal e líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que presidente da República cometeu crime de irresponsabilidade durante 7 de setembro
As falas de Jair Bolsonaro (sem partido) durante os atos de 7 de setembro devem motivar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a analisar os processos de impeachment contra o presidente da República. A avaliação é do deputado federal e líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).
Em entrevista à CNN nesta terça-feira (7), o parlamentar afirmou que Bolsonaro cometeu crime responsabilidade ao criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em discurso a apoiadores, o presidente disse que não seguirá mais as ordens de Moraes.
“Esse hábito que tem os presidentes das Casas (Câmara e Senado) de botar panos quentes ou ‘passar pano’ para o presidente da República não tem funcionado”, disse Molon. “Ele só entende a linguagem da reação dura, da força. Ele precisa ser colocado nos seus limites.”
Para o deputado, a crise institucional se agravou durante o feriado e, por isso, é necessária reação para frear os ataques de Bolsonaro às outras instituições democráticas.
“Espero que a notícia que PSDB e outros partidos começaram a apresentar também mais um pedido de impeachment, que vem se somar a mais de uma centena, mova o presidente da Câmara a analisar e dar andamento a eles”, disse Molon.
Fotos: 7 de setembro pelo Brasil
- 1 de 41
Chegada de manifestantes para atos do dia 7 de Setembro, em Brasília, durante esta madrugada
Crédito: Estadão Conteúdo - 2 de 41
Centro do RJ- Ato contra o governo já registrando movimento de pessoas com bandeiras e apitos. Policiamento reforçado também nessa região
Crédito: CNN Brasil - 3 de 41
Manifestantes pró-Bolsonaro se reúnem em Brasília na manhã desta terça-feira (7)
Crédito: CNN Brasil (07.set.2021) - 4 de 41
7 de Setembro: Feriado tem manifestações pelo Brasil; em Brasília, manifestantes se reúnem na Esplanada dos Ministérios
Crédito: Reprodução/CNN Brasil (07.set.2021)) - 5 de 41
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro derrubam cercas de proteção em área próxima aos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (7)
Crédito: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo - 6 de 41
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro derrubam grades de proteção em Brasília; presidente participa de atos pelo 7 de Setembro
Crédito: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo - 7 de 41
Tumulto entre policiais e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que derrubaram as cercas de proteção, em Brasília; presidente participa de atos pelo 7 de Setembro
Crédito: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo - 8 de 41
Feriado de 7 de Setembro tem manifestações pró e contra o governo federal
Crédito: CNN Brasil (07.set.2021) - 9 de 41
Feriado de 7 de Setembro tem manifestações pró e contra o governo federal
Crédito: Reprodução/CNN Brasil (07.set.2021)) - 10 de 41
Empresário Luciano Hang durante chegada de manifestantes para atos do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta terça-feira (7)
Crédito: Celso Luix / Estadão Conteúdo - 11 de 41
Chegada de manifestantes na Avenida Paulista, em São Paulo, neste 7 de Setembro
Crédito: Celso Luix / Estadão Conteúdo - 12 de 41
Manifestantes na Avenida Paulista para atos do 7 de Setembro nesta terça-feira
Crédito: Fabrício Costa / Estadão Conteúdo - 13 de 41
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concentrados em Belém, no Pará, para atos do dia 7 de Setembro
Crédito: Bruno Cruz / Estadão Conteúdo - 14 de 41
O ministro da Economia, Paulo Guedes, chega para participar da cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada nesta terça-feira (7)
Crédito: João Gabriel Alves / Estadão Conteúdo - 15 de 41
Cerimônia pelo Dia da Independência
Crédito: Reprodução/CNN Brasil (07.set.2021)) - 16 de 41
Cerimônia pelo Dia da Independência; Bolsonaro desfila em carro aberto
Crédito: Reprodução/CNN Brasil (07.set.2021)) - 17 de 41
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro
Crédito: Reprodução / CNN Brasil - 18 de 41
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursa durante ato do 7 de Setembro, realizado na cidade de Brasília, DF, nesta terça feira,
Crédito: Estadão Conteúdo - 19 de 41
Manifestantes na Avenida Paulista para atos do 7 de Setembro nesta terça-feira
Crédito: CNN - 20 de 41
Manifestantes na Avenida Paulista para atos do 7 de Setembro nesta terça-feira
Crédito: CNN - 21 de 41
Manifestantes na Avenida Paulista para atos do 7 de Setembro nesta terça-feira
Crédito: CNN - 22 de 41
Manifestantes na Avenida Paulista para atos do 7 de Setembro nesta terça-feira
Crédito: CNN - 23 de 41
Manifestantes na Avenida Paulista para atos do 7 de Setembro nesta terça-feira
Crédito: CNN - 24 de 41
A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) durante ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizado na avenida Paulista, na cidade de São Paulo, SP, nas comemorações do 7 de Setembro, nesta terça feira
Crédito: Celso Luix/Futura Press/Estadão Conteúdo - 25 de 41
O deputado Eduardo Bolsonaro durante ato a favor do governo, na Avenida Paulista, em São Paulo
Crédito: Danilo M Yoshioka/Futura Press/Estadão Conteúdo (07/09/2021) - 26 de 41
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante manifestação na Avenida Paulista na cidade de São Paulo, nesta terça-feira (07).
Crédito: Ettore Chiereguini/Agif/Estadão Conteúdo - 27 de 41
Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo
Crédito: Ettore Chiereguini/Agif/Estadão Conteúdo - 28 de 41
Manifestantes contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo
Crédito: CNN - 29 de 41
Manifestantes contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo
Crédito: CNN - 30 de 41
Manifestantes contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo
Crédito: CNN - 31 de 41
Ato contra o governo no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo
Crédito: Felipe Rau/Estadão Conteúdo - 32 de 41
Manifestantes protestam contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Portugal nesta terça-feira (7), em frente à reitoria da Universidade do Porto
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO - 33 de 41
Ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Rio
Crédito: - 34 de 41
Manifestantes participam de ato contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas ruas de Belém
Crédito: Estadão Conteúdo - 35 de 41
Manifestantes protestam contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido) na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa
Crédito: Estadão Conteúdo - 36 de 41
Ato contra o governo na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte
Crédito: Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo (07/09/2021) - 37 de 41
Manifestantes protestam contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Goiânia
Crédito: Estadão Conteúdo - 38 de 41
Ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Ribeirão Preto (SP)
Crédito: Estadão Conteúdo - 39 de 41
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Crédito: - 40 de 41
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em ato em Natal
Crédito: Alexandre Lago/Photopress/Estadão Conteúdo - 41 de 41
Atos na praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
Crédito: Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo
7 de setembro
O feriado de 7 de setembro foi marcado por diversos atos favoráveis e contrários ao governo federal. No Rio de Janeiro, manifestantes pró-governo se concentram na orla de Copacabana, zona sul da capital fluminense. A população se apresentou majoritariamente vestida de verde e amarelo e portando a bandeira brasileira
A manifestação contra o governo se concentrou na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Ruas no entorno foram interditadas.
Em São Paulo, a segurança está reforçada, e manifestantes pró-governo se concentram na Avenida Paulista desde cedo. Os contrários ao governo estão no Vale do Anhangabaú.