Deputado Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

Odair Cunha (PT-MG) e Geovania de Sá (PSDB-SC) foram escolhidos 2° e 3° secretários, respectivamente

Da CNN

São Paulo e Brasília

Ouvir notícia

A Câmara dos Deputados elegeu na tarde desta quarta-feira (25) os três novos integrantes da Mesa Diretora: 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário.

A 1ª vice-presidência cabe ao PL, e o candidato oficial do partido ao cargo foi o deputado Lincoln Portela (PL-MG). Ele foi eleito com 232 votos.

A vaga na 2ª Secretaria cabe ao PT, que indicou o deputado Odair Cunha (PT-MG). Não houve candidaturas avulsas para esse lugar na Mesa, e Cunha recebeu 325 votos.

Por fim, a vaga de 3º secretário cabe ao PSDB, que indicou oficialmente a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), também candidata única ao posto. Sá recebeu 380 votos.

Os quadros estavam vagos por mudança de partido dos titulares anteriores – deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União-MS), respectivamente.

As votações foram secretas em cabines específicas para votações desse tipo. Para serem eleitos, os candidatos precisaram de 50% mais um dos votantes em primeiro escrutínio.

Candidatura

O prazo para registro de candidaturas terminou na terça-feira (24). Nos termos do acordo feito para a eleição da Mesa no biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023, a vaga para a 1ª vice-presidência cabe ao PL, e o candidato oficial do partido ao cargo foi o deputado Lincoln Portela (PL-MG). A indicação do parlamentar contrariou a indicação do Palácio do Planalto, que trabalhou pelo deputado Major Vitor Hugo (GO).

Portela foi eleito para a indicação por uma diferença de apenas dois votos. Portela teve 21 votos, contra 19 de Vitor Hugo.

Outros deputados do PL concorreram de forma avulsa. São eles: Capitão Augusto (PL-SP) — que recebeu 24 votos –, Fernando Rodolfo (PL-PE) — 11 votos –, Bosco Costa (PL-SE) — 40 votos — e Flávia Arruda (PL-DF) — 83 votos.

*com informações de Gabrielle Varela, da CNN

Veja quem compõe a Mesa Diretora da Câmara

Mais Recentes da CNN