Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CGU institui comitê extraordinário para enfrentar crise emergencial do Rio Grande do Sul

    Grupo vai ajudar cidadãos e municípios castigados pela chuva dos últimos dias

    Ponte que liga os municípios de Lajeado e Estrela, no Rio Grande do Sul, foi danificada por causa das chuvas
    Ponte que liga os municípios de Lajeado e Estrela, no Rio Grande do Sul, foi danificada por causa das chuvas Divulgação/Defesa Civil de São Paulo

    Elijonas Maiada CNN Brasília

    A Controladoria-Geral da União (CGU) institui nesta segunda-feira (6) um comitê extraordinário voltado à crise climática no Rio Grande do Sul.

    O comitê reunirá auditores e técnicos federais de finanças e controle em Brasília e no Rio Grande do Sul para prestarem orientações sobre as aquisições realizadas com recursos públicos, tais como medicamentos, insumos, cestas básicas, dentre outros.

    O comitê extraordinário orientará e indicará procedimentos quanto às medidas emergenciais a serem adotadas, como a simplificação da burocracia para atender de forma tempestiva, correta e transparente as ações necessárias aos cidadãos e aos municípios.

    A ideia é prestar orientações e apoio às ações do governo federal na região.

    “O momento exige medidas rápidas e eficazes. Temos que garantir a pronta recuperação do Rio Grande do Sul”, afirma o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.

    “Vamos trabalhar ainda em um plano de consultoria direcionado aos municípios afetados. Uma vez superada esta fase crítica, continuaremos acompanhando de perto a aplicação dos recursos destinados à região”, completa o ministro.