Com contaminação de Queiroga, comitiva brasileira fará novos testes de Covid-19

Segundo assessores do governo, as novas testagens irão determinar se auxiliares presidenciais cumprirão recomendação de quarentena

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou Bolsonaro em Nova York
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou Bolsonaro em Nova York Isac Nóbrega/PR

Gustavo Uribeda CNN

Em Brasília

Ouvir notícia

Com a confirmação da contaminação pelo coronavírus do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a comitiva brasileira que participou da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) deve ser submetida nesta quarta-feira (22) a novos testes do tipo RT-PCR.

Segundo informaram à CNN Brasil três assessores do governo, secretários e ministros já foram submetidos na terça-feira (21) a novas testagens e passarão por nova rodada nesta quarta-feira (22).

Os resultados dos novos testes irão determinar se a comitiva brasileira seguirá recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o isolamento da comitiva brasileira por um período de 14 dias. A informação de que o teste de Queiroga para Covid-19 deu positivo foi antecipada nesta terça pelo analista de política da CNN Caio Junqueira.

De acordo com integrantes do Ministério da Saúde, Queiroga está assintomático e realizará um novo teste nesta quarta-feira (22) como uma espécie de contraprova. O ministro cumpre isolamento em Nova York.

A recomendação de quarentena da Anvisa segue os termos do Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19 do Ministério da Saúde.

Queiroga não foi o primeiro membro da comitiva a testar positivo para Covid-19. Conforme informou a CNN, um diplomata enviado para preparar a viagem de Bolsonaro à ONU também testou positivo na segunda-feira (20).

“A agência submeteu à Casa Civil considerações relativas aos regramentos vigentes e antecipou recomendação sanitária alinhadas às regras brasileiras que visam à proteção dos viajantes e da população brasileira”, diz a Anvisa em nota.

O órgão federal ainda estabelece uma série de regras que devem ser seguidas pela comitiva brasileira que esteve na ONU.

Mais Recentes da CNN