CPI da Pandemia tem dois últimos depoimentos nesta segunda-feira (18)

Relator Renan Calheiros deve apresentar o relatório final na terça-feira (19); votação do texto está marcada para acontecer na quarta (20)

Bárbara Baiãoda CNN

em Brasília

Ouvir notícia

Após cinco meses, a CPI da Pandemia deve chegar ao fim nesta semana. Na segunda-feira (18) serão colhidos os últimos depoimentos da comissão. Os senadores convocaram Nelson Mussolini, que integra o Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Elton da Silva Chaves, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasem). Ambos representam suas entidades na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), vinculada ao Ministério da Saúde.

A partir destas oitivas, os senadores querem entender por qual razão o Conitec retirou de pauta a análise e a votação de um relatório que desaconselhava o uso do chamado kit Covid, sem eficácia comprovada, em pacientes hospitalizados com a Covid-19 no Sistema Único de Saúde. Durante o anúncio da retirada de pauta, Mussolini e Elton foram os integrantes da Conitec que protestaram contra o ato.

Inicialmente, a CPI esperava ouvir o médico pneumologista Carlos Carvalho, coordenador do estudo que acabou retirado de pauta. No entanto, integrantes da comissão avaliaram que a oitiva poderia não agregar ao relatório de Renan Calheiros (MDB-AL). A votação do texto final do relator está marcada para acontecer na quarta-feira (20).

Mais Recentes da CNN