Daniela Lima: Decisão do STF sobre reeleição afeta correlação de força política
Se o Supremo autorizar que presidentes da Câmara e do Senado se reelejam, Rodrigo Maia 'ganhará uma boa cartada para negociar sua recondução ou sucessão'
No quadro Em Off desta quinta-feira (26), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa o impacto correlação das forças políticas do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro, da possibilidade de reeleição na presidência da Câmara e do Senado.
“Essa jogada, que vai ser desdobrada do dia 4 ao dia 11 de dezembro, é uma das mais importantes da política nessa legislatura, nesses quatro anos, e pode definir a correlação de forças no cenário nacional para a última metade do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)”, afirmou a jornalista.
Ela afirmou ainda que, nos bastidores do STF, sempre se disse que o caso só iria para julgamento quando houvesse uma maioria formada.
Assista e leia também:
Conexão CNN: Os efeitos do julgamento sobre a reeleição na Câmara e no Senado
STF julga em 04/12 ação sobre reeleição de presidentes da Câmara e do Senado
STF deve dizer que regimento não trava reeleição e abre caminho para Maia e Alcolumbre
“A aposta é que já existem seis votos para permitir a reeleição na Câmara e no Senado entendendo que, quando a Constituição foi alterada no governo FHC autorizando a reeleição, o regimento interno da Câmara e do Senado ficou defasado por se basear em uma norma que não existe mais na Constituição”, completou.
Para Daniela, se essa for, de fato, a decisão do Supremo, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) “ganhará uma boa cartada para negociar tanto a sua recondução quando para conduzir um processo de escolha de seu sucessor”.
Ela também destacou a preocupação de alguns setores que consideram não ser ideal o Supremo discutir essa questão pela possibilidade de abrir uma brecha para reeleições sucessivas para outros poderes ou, outros cargos.
