Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Deu Dino, sim”: ministros do STF e do governo comentam aprovações do Senado

    Flávio Dino foi aprovado pelo Senado para ser novo ministro do Supremo e Paulo Gonet, procurador-geral da República

    Douglas Portoda CNN

    São Paulo

    Ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestaram, nesta quarta-feira (13), após a aprovação no Senado dos nomes de Flávio Dino, para a Corte, e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

    • Dino teve o apoio de 47 senadores, com 31 contrários; houve duas abstenções.
    • Gonet teve 65 votos a favor, 11 contrários; houve uma abstenção.

    A posse de Dino deve acontecer em fevereiro de 2024.

    Gonet, por sua vez, deve assumir a PGR na próxima segunda-feira (18).

    Veja a repercussão:

    Alexandre de Moraes, ministro do STF: “Parabéns ao Senado Federal. Nossos Poderes e Instituições saem fortalecidos com a aprovação do Ministro Flávio Dino para o STF e do prof. Paulo Gonet para PGR. Coragem, Seriedade, competência e lealdade institucional caracterizam esses dois grandes homens públicos do Brasil.”

    Gilmar Mendes, ministro do STF: “Felicito Flávio Dino e Paulo Gonet pela confirmação de suas indicações junto ao Senado Federal. Estou certo de que ambos honrarão o Judiciário e o Ministério Público nacionais, atuando com serenidade e desassombro a serviço da Constituição Federal. A democracia brasileira celebra com entusiasmo as aprovações ocorridas nesta noite. Parabéns!”

    Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços: “Parabenizo o ministro Flávio Dino e o Dr. Paulo Gonet pela confirmação, por parte do Senado, de seus nomes para o STF e para o comando da PGR. Homens de inquestionável conhecimento jurídico, farão um grande trabalho na defesa de nosso Estado Democrático de Direito, garantindo a estabilidade de instituições construídas com tanto esforço pelo povo brasileiro e seus representantes.”

    Carlos Lupi, ministro da Previdência: “Perde o Executivo uma liderança consolidada e ganha o Judiciário um Jurista à altura! Que seu caminho seja balizado pela Constituição brasileira, amigo Flávio Dino.”

    Carlos Fávaro, senador e ministro da Agricultura: “Parabéns ao novo ministro do STF, Flávio Dino, e ao novo PGR Paulo Gonet. Quem conhece o trabalho, a dedicação e a competência sabe que o Brasil terá gratas surpresas com as novas autoridades.”

    Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional: “Querido Ministro Flávio Dino, é com satisfação que expresso meus votos de sucesso em sua jornada como novo membro do Supremo Tribunal Federal. Sua trajetória e competência são fundamentais para a justiça e a democracia no país.”

    Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial: “Aprovada a indicação do Flávio Dino ao STF. Desejo boa sorte e tenho convicção que Dino fará um trabalho em defesa do que temos de tão precioso: nossa democracia!”

    Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos: “Parabéns ministro Flávio Dino. Agora, ministro do Supremo Tribunal Federal.”

    Rui Costa, ministro da Casa Civil: “Parabéns ao novo procurador-geral da República, Paulo Gonet! Hoje, o Senado garantiu a aprovação de um homem público que reúne as credenciais necessárias para estar à frente da PGR. Muito sucesso neste novo desafio e na missão de ajudar a fortalecer nossas instituições.”

    Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral: “O Senado Federal acaba de aprovar Flávio Dino como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro do STF tem um currículo e um histórico de defesa do Estado Democrático de Direito, além do notório saber jurídico.”

    Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas: “Parabéns ao amigo Flávio Dino por seu desempenho na sabatina no Senado e aprovação como Ministro do STF. Ganha o Brasil! Que você desempenhe sempre um trabalho justo, honesto e bondoso com o povo brasileiro, como é caraterística de sua trajetória. Boa sorte!”

    Jader Barbalho, ministro das Cidades: “Parabenizo min. Flávio Dino e o subprocurador Paulo Gonet pela aprovação no Senado Federal de seus nomes ao STF e PGR, respectivamente. Também parabenizo a Casa pela condução respeitosa durante a sabatina e votações, concluindo essas importantes indicações do Pres. Lula.”

    Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais: “Deu Dino, Sim!! Parabéns ao Flávio Dino pela aprovação como ministro do STF. Sua trajetória exemplar e compromisso com a justiça são admiráveis. Que sua atuação no Supremo fortaleça ainda mais a democracia e os direitos fundamentais.”

    Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação: “Parabéns ao mais novo ministro do STF, Flávio Dino, por sua aprovação e desempenho hoje na sabatina do Senado. Professor Dino enriqueceu o debate democrático com seu notável saber jurídico. O STF ganha um nome ético e com experiência excepcional na magistratura, no Legislativo e no Executivo.”

    Jorge Messias, advogado-geral da União: “Parabenizo o ministro Flávio Dino pela aprovação de seu nome pelo Plenário do Senado agora há pouco. A Casa Legislativa exerceu com dignidade sua atribuição e, por maioria, abriu o caminho para nomeação do atual ministro da Justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Como já havia destacado, Dino possui todos os atributos para cumprir muito bem seu papel na Corte Suprema. Possui sólida formação jurídica, fruto de seus estudos e de sua trajetória no Poder Judiciário. Aliado a isso, tem grande sensibilidade política e compromisso com o Brasil e com os mais altos valores humanos e sociais. Desejo-lhe toda sorte e felicidade em seu novo e honroso desafio.”

    Renan Filho, senador e ministro dos Transportes: “Parabenizo o novo ministro do STF, Flávio Dino, pela chegada à Suprema Corte do país. Estou certo de que seu saber jurídico, sua firmeza e sua honestidade farão a diferença no fortalecimento da nossa democracia e na justiça brasileira.”

    Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos: “Parabenizo Flávio Dino pela aprovação do Senado para a importante missão de integrar a Suprema Corte do nosso País. O Judiciário brasileiro recebe de volta um quadro comprometido com a Democracia, com o equilíbrio entre os poderes e com a justiça social!” “Felicito o subprocurador-geral Paulo Gonet pela aprovação de seu nome pelo Senado Federal para o cargo de Procurador-Geral da República. Faço votos de que seu mandato à frente do Ministério Público da União seja exitoso na defesa dos direitos assegurados na Constituição Federal!”

    Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU): “Cumprido o rito constitucional de escolha de ministro do STF e de PGR, expresso meus cumprimentos e Flávio Dino e Paulo Gonet, que possuem em suas biografias a indelével marca da defesa da democracia e dos direitos fundamentais.”