Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em ano eleitoral, governo Tarcísio teme obstáculo na privatização da Sabesp, dizem fontes

    Votação sobre a privatização da Sabesp pode ser realizada ainda nesta quarta-feira (17)

    O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas
    O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas Divulgação

    Vinicius Muradda CNN

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), observa com cautela uma eventual votação na Câmara de Vereadores de São Paulo, que pode ser realizada nesta quarta-feira (17), sobre a privatização da Sabesp, segundo fontes na Câmara e no Palácio dos Bandeirantes.

    Os parlamentares paulistanos analisam, na sessão de hoje, o projeto que prevê a adesão municipal à privatização da companhia.

    A análise envolve como a lei da cidade será alterada para permitir a assinatura de contratos após a privatização, e se os vereadores aprovam a continuidade da prestação de serviços da companhia com a capital.

    O Palácio dos Bandeirantes articulou, nas últimas semanas, para que o projeto fosse aprovado. Foram realizadas, inclusive, reuniões entre o governador Tarcísio de Freitas, e o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil).

    À CNN, Milton Leite afirmou nesta quarta que “nós, da base do governo, temos os votos necessários” para aprovar a adesão. “Prova disso foi a aprovação dos requerimentos ontem. A oposição obstruiu tudo que foi possível, mesmo assim mantivemos um quórum mínimo em todas as votações”, disse o presidente da Casa.

    Apesar de uma melhoria nas articulações, o resultado ainda preocupa o governo.

    A votação ainda é preliminar. Haverá uma segunda sessão sobre o projeto depois das audiências públicas previstas para as próximas semanas.

    Entre os fatores que despertam certa preocupação entre aliados de Tarcísio está o fato de 2024 ser um ano de eleições municipais.

    O receio é que vereadores se posicionem contra o avanço do projeto para evitar desgaste com eleitores.

    Tarcísio diz estar otimista

    Questionado nesta quarta sobre as expectativas sobre a aprovação do projeto na capital paulista, o governador Tarcísio de Freitas disse acompanhar o processo na Câmara “com bastante otimismo”

    “O clima é bastante favorável. Estamos seguindo à risca todos os cronogramas”, disse o governador.

    Com informações de Stêvão Limana