Lula chama Ana Moser para reunião no Planalto em meio a negociações por reforma ministerial
Ministério comandado por Ana Moser, que foi uma escolha pessoal do presidente Lula, vem sendo ofertado para o Progressistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a ministra Ana Moser, do Esporte, para uma reunião no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (5). A conversa acontece em meio às negociações para uma reforma ministerial que deve abrigar partidos de centro no governo.
O ministério comandado por Ana Moser, que foi uma escolha pessoal do presidente Lula, vem sendo ofertado para o Progressistas.
A ministra era aguardada em um evento de inauguração da pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, mas não foi à cerimônia.
Em julho, a ministra conversou com o presidente Lula por cerca de 20 minutos antes de embarcar para a Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia. Após o encontro, Ana Moser minimizou a pressão que vem sofrendo de parte do Centrão para deixar o cargo.
“Faz parte de vários setores da sociedade esse tipo de pressão [de substituição no ministério]. Lógico que temos uma visibilidade grande. O que nos cabe é continuar trabalhando. Decisões têm lugar de acontecer, e o que nos cabe é continuar trabalhando”, disse à época.
“A questão política é dada, mas não entrou na nossa pauta. Ele não teve nenhuma indicação neste sentido. Segundo ele [Lula], está me dando bastante trabalho e vai demorar algum tempo para cumprir esse trabalho”, afirmou Moser na ocasião. “Está muito mais na imprensa do que no nosso dia a dia [a especulação de saída dela do cargo]”, disse, ao ser questionada sobre o assunto.
As negociações em curso ao longo dos últimos meses também envolvem o ministério de Portos e Aeroportos, chefiado por Márcio França (PSB). A pasta pode passar a ser comandada pelo Republicanos.
O objetivo do governo com as mudanças é aumentar sua base de apoio no Congresso Nacional para aprovar projetos e propostas de seu interesse.