Fachin convoca ministros para almoço e faz apelo à colegialidade

Somente Cármen Lúcia e Dias Toffoli não participaram; novo presidente da Corte quis ouvir demandas dos gabinetes e apresentar equipe

Gabriela Boechat, da CNN
Compartilhar matéria

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) se reuniram nesta quarta-feira (8) para o primeiro almoço institucional convocado pelo presidente da Corte, Edson Fachin.  

Conforme apurou a CNN, somente Cármen Lúcia e Dias Toffoli não participaram. Realizado no gabinete de Fachin, o almoço durou cerca de duas horas e serviu para que Fachin pudesse apresentar a nova equipe da presidência e ouvir as necessidades de cada gabinete.  

O presidente da Corte também fez um discurso de agradecimento à gestão de Luís Roberto Barroso, seu antecessor, e um apelo à colegialidade o tribunal.  

Conforme mostrou a CNN, Fachin assumiu a cadeira de presidente com o objetivo de priorizar respostas coletivas aos grandes conflitos que chegam à Corte. 

A leitura é de que, diante do protagonismo cada vez mais forte do STF, é preciso reforçar a ideia de um tribunal unificado e afastar a metáfora de que os ministros são “11 ilhas” diferentes. 

Fachin deve estabelecer uma rotina para escutar as demandas dos colegas, especialmente no que diz respeito à organização da pauta do plenário, uma das principais atribuições do cargo de presidente. 

Durante discurso de posse, Edson Fachin foi contundente na defesa da democracia, da separação entre os assuntos políticos e de Justiça, da colegialidade e da austeridade.  

Desde que assumiu, Fachin já se reuniu com todos os presidentes de tribunais brasileiros, incluindo os das esferas estaduais, federais, militares, trabalhistas e eleitorais.