Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Fôlego”, “experiência”, “competente”: ministros do STF comentam indicação de Dino para a Corte

    Atual ministro da Justiça e da Segurança Pública foi indicado após quase dois meses depois da saída de Rosa Weber da Suprema Corte

    Nome de Dino ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, pelo plenário da Casa
    Nome de Dino ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, pelo plenário da Casa Lula Marques/Agência Brasil

    Douglas Portoda CNN

    São Paulo

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestaram, nesta segunda-feira (27), após a indicação à Corte de Flávio Dino, atual titular da pasta de Justiça e Segurança Pública, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    A escolha de Dino acontece após quase dois meses depois da saída da ex-ministra Rosa Weber da Suprema Corte.

    O nome do ministro ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, pelo plenário da Casa.

    Logo no início do dia, Lula chamou Dino a para uma reunião fora da agenda. Nos bastidores, fontes próximas confirmavam que ele seria anunciado para a Suprema Corte.

    Veja as repercussões:

    Luís Roberto Barroso

    “Ele vai ser muito bem-vindo no Supremo. Eu pessoalmente quero muito bem a ele”, disse Barroso antes 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Belo Horizonte.

    “A escolha do ministro do Supremo é uma prerrogativa do presidente da República. Mas o ministro Flávio Dino foi um juiz federal de alta qualidade, foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, foi um governador bem avaliado, de modo que se for essa a escolha do presidente, ele vai ser muito bem-vindo no Supremo. Eu pessoalmente quero muito bem a ele.”

    Alexandre de Moraes

    “O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito”, disse Moraes pelo X, antigo Twitter.

    Gilmar Mendes

    “É com imensa alegria que recebo a notícia da indicação de Flávio Dino para o STF. Possuidor de vasta cultura jurídica e de inegável compromisso com o Estado Democrático de Direito, o indicado reúne plenas condições para exercer a jurisdição constitucional junto aos demais membros da Corte”, disse Gilmar pelo X, antigo Twitter.

    Nunes Marques

    “A indicação de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo traz fôlego ao Tribunal no enfrentamento de questões relevantes para a sociedade. Tendo desempenhado funções na academia, na magistratura federal, no Congresso e, por último, no Ministério da Justiça, a experiência profissional o credencia para o trabalho de guarda intransigente da Constituição da República”, disse Nunes Marques.

    Cristiano Zanin

    “Saúdo a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal e o seu retorno ao Poder Judiciário, com a certeza de que sua experiência no exercício de cargos dos Três Poderes da República contribuirá de sobremaneira aos debates dos mais relevantes temas constitucionais no Plenário desta Suprema Corte”, disse Zanin.