‘Instituições venceram no 7 de Setembro’, afirma presidente do TSE

Ministro Luís Roberto Roberto diz que houve instituições brasileiras demonstraram maturidade

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse que as instituições brasileiras demonstraram maturidade e “venceram” diante de pautas antidemocráticas dos atos de 7 de Setembro. A avaliação foi feita durante entrevista ao programa Amarelas On Air, da revista Veja.

“Eu acho que a reação do Congresso e do Supremo Tribunal Federal deu um reforço à sustentação da democracia brasileira ao lado da imprensa, independente e livre, e de uma sociedade civil mobilizada. Eu não sou um comentarista político, eu falo de instituições, e eu acho que o 7 de Setembro foi um teste para as instituições, dos dois lados. De um lado, era o sentimento golpista de mobilização contra o Congresso e contra o Supremo, e felizmente [por outro lado] uma demonstração de maturidade institucional brasileira”, falou Barroso.

“Mas sobretudo, as polícias militares se comportaram dentro da legalidade. As Forças Armadas não moveram uma palha de sinalização contra a ruptura institucional. Acho que as instituições venceram. E pessoalmente acho que parte do refluxo do discurso se deve à constatação da falta de apoio para jogar fora da legalidade constitucional.”

Mais Recentes da CNN