Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula confirma Marinho no Trabalho e convida presidente da Fiesp para Indústria e Comércio

    Embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty

    Douglas Portoda CNN*

    em São Paulo

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez mais dois anúncios sobre sua equipe ministerial nesta quarta-feira (14). O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) será o ministro do Trabalho.

    A embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty.

    O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Indústria e Comércio. Houve uma reunião entre os dois hoje em Brasília. Segundo aliados do petista, o dono da Coteminas não deu uma resposta e teria pedido um tempo para avaliar.

    Luiz Marinho

    Luiz Marinho é o atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo. Nascido em Cosmorama, no interior de São Paulo, em 1959, e hoje com 63, Marinho é formado em direito, mas vem de uma longa carreira como sindicalista e político. Já foi ministro de Lula em seus primeiros governos e também prefeito de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

    Foi, desde os anos de 1970, operário da Volkswagen, em São Bernardo, por onde é hoje aposentado, onde conheceu Lula e onde, desde o início, participou do movimento sindical que se fortalecia à época na região no entorno da capital conhecida como ABC.

    Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula -, e seguiu no cargo até 2003, quando partiu para assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

    Nos governos de Lula, foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007, e, depois, ministro da Previdência, em 2007 e 2008. Comandou a prefeitura de São Bernardo por dois mandatos, de 2009 a 2016.

    Maria Laura da Rocha

    Maria Laura da Rocha irá ocupar o segundo cargo mais importante do Ministério das Relações Exteriores. Esta é a primeira vez que uma mulher estará à frente da Secretaria-Geral.

    Anteriormente, Maria Laura foi chefe da delegação do Brasil na FAO, a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

    Atualmente, é embaixadora do Brasil na Romênia. A escolha de Maria Laura para o cargo teria um significado adicional: responder à pressão por mais pessoas negras em cargos-chave do novo governo.

    Josué Gomes da Silva

    Josué Gomes da Silva é filho do do ex-vice-presidente José Alencar, que foi companheiro de chapa de Lula em seus dois mandatos, entre 2003 e 2010.

    Ele é presidente da Coteminas, dona das marcas Artex, Santista, MMartan e Casa Moyses, a maior indústria de itens de cama, mesa e banho das Américas.

    Josué já presidiu a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

    (*Com informações de Juliana Elias, Pedro Nogueira, Gustavo Uribe e Larissa Rodrigues, da CNN)