Lula declara apoio à entrada da União Africana no G20 em reunião com o presidente de Comores
Assoumani comemorou a resposta e afirmou que Lula tem um papel fundamental na liderança dos países em desenvolvimento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente de Comores, Azali Assoumani, neste domingo (21), na cúpula do G7. Na ocasião, o petista declarou o apoio do Brasil à demanda da União Africana por uma vaga no G20.
Conversei com o presidente das Ilhas Comores e da União Africana, @PR_AZALI, que representou a África no encontro do G7. Reforcei a vontade de nosso governo de restabelecer relações o Brasil e a África depois de um governo que ignorou o continente. Por toda a herança africana em… pic.twitter.com/gIdTsMfSOO
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
Comores atualmente preside o bloco africano, que reúne 54 países-membros. A União Europeia, por exemplo, tem uma vaga no G20.
Assoumani comemorou a resposta de Lula e afirmou que — na sua visão — o presidente brasileiro tem um papel fundamental na liderança dos países em desenvolvimento.
Os mandatários também dialogaram sobre as relações entre Brasil e África para o comércio e investimentos. Lula e Assoumani destacaram necessidade de uma maior cooperação tecnológica entre os territórios.
Uma das possibilidades levantadas foi a de ampliar iniciativas usando os bancos de fomento, como o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o desenvolvimento de infraestrutura.
Lula lembrou que a aproximação com o continente foi marca importante dos seus primeiros mandatos, com a abertura de embaixadas, aumento de cooperação na área educacional, entre outros.